Clipe de “Thriller” atinge 1 bilhão de visualizações no Youtube

Quem nunca viu o icônico vídeo em que Michael Jackson vira um lobisomem? O clipe “Thriller” marcou gerações desde o seu lançamento no canal MTV em 1983. Quarenta anos depois, em 2024, a produção chegou à incrível marca de 1 bilhão de visualizações no YouTube nesta última quarta-feira (18). Ela se junta a outros três clipes marcantes do Rei do Pop que já atingiram esse número: “Billie Jean”, “Beat It” e “They Don’t Care About Us”. Inclusive, este último foi gravado no Brasil em parceria com o grupo Olodum.

A produção de “Thriller”

A canção que dá origem ao videoclipe faz parte do álbum de mesmo nome. “Thriller” é o sétimo álbum de estúdio de Michael Jackson e, além da faixa homônima, também contém as músicas “Billie Jean” e “Beat It”.

O icônico clipe chegou ao mundo em dezembro de 1983 através do canal de televisão MTV. Já no YouTube, onde atingiu a marca milionária, ele está disponível desde 2009. Na época, o curta-metragem de 14 minutos custou US$ 500 mil para a produção. Esse é o videoclipe mais caro já produzido na época.

O cineasta John Landis foi o responsável pela direção da produção e não foi por acaso. Anteriormente, em 1981, o diretor fez o longa “Um Lobisomem Americano em Londres”, que inspirou Michael Jackson. Inclusive, Landis trabalhou novamente com o cantor em 1991 para o vídeo da canção “Black and White”.

Embora o Rei do Pop e o diretor tenham mantido uma boa relação por anos, no início de 2009, pouco antes de Michael falecer, Landis processou o cantor e a produtora Optimus Prods. Dessa forma, o motivo da ação judicial foi a falta de pagamento dos lucros da produção entre 2005 e 2009.

Um figurino inesquecível

Contudo, os visuais do clipe não seriam os mesmos sem a inesquecível jaqueta vermelha que o cantor usa no clipe. Essa, talvez, seja a roupa mais memorável de Michael Jackson, que além de ícone da música e dança, também arrasava nos modelitos.

A figurista da produção, Deborah Nadoolman, foi a responsável por incorporar o espírito do curta-metragem em uma peça de roupa. Além disso, ela também cuidou do visual dos zumbis e de Ola Ray, atriz que interpretou a namorada de Michael.

Posteriormente, em 2011, a jaqueta foi leiloada pela bagatela de US$ 1,8 milhão. Desse modo, o valor da venda foi revertido em uma doação para a construção de um hospital infantil.

A famosa coreografia

Por fim, “Thriller” também conta com uma coreografia marcante, lembrada até hoje. Aliás, ela já foi referência de filmes famosos, como a comédia romântica “De Repente 30” e “O Retorno dos Mortos Vivos, Parte II”. Até os personagens da novela infantil “Chiquititas”, do SBT chegaram a reproduzir os passos de dança.

O célebre Michael Peter foi o coreografo responsável pelo vídeo. Ele já havia trabalhado com Jackson no passado durante a produção de “Beat It”. Assim, para criar os passos icônicos, o cantor e o coreografo se inspiraram em movimentos de zumbis nos filmes.

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados