5 curiosidades sobre o Jota Quest

O grupo mineiro Jota Quest é, sem dúvida, um dos mais emblemáticos do cenário musical do Brasil. Não só pelo grande público que conseguem atrair em suas apresentações, mas, sobretudo, pela capacidade de se reinventar e conquistar as mais diferentes gerações.

Na expectativa dos shows do “JOTA 25”, em comemoração aos 25 anos da banda, a Alpha separou alguns fatos a respeito de sua discografia.

Assim, confira abaixo cinco curiosidades sobre a musicalidade de um dos maiores grupos do Brasil.

Nome da banda

Como decidiram esse marcante nome para o grupo? Mesmo sem ser fã do desenho, o círculo de amigos de Belo Horizonte se inspiraram na animação “Jonny Quest” para escolher o nome da banda. Primeiro usaram “J Quest”, mas logo em seguida mudaram para “Jota Quest”. O baixista PJ também conta que o início foi inspirado na banda de acid jazz, Jamiroquai.

Assim, o visual dos anos 70 conquistou Minas Gerais e outras regiões próximas. Assim, depois do contrato com a Sony Music, não demorou muito para a música “Encontrar Alguém” conquistar rádios e programas de televisão. Outras faixas do primeiro álbum homônimo de 1996 continuam populares, como “As dores do mundo”, “Vou por aí” e outras.

Segundo projeto do Jota Quest

Em 1998, dois anos após o lançamento do primeiro álbum, Rogério Flausino e os colegas surpreenderam o mercado fonográfico com o álbum “Planeta dos Macacos”. Até hoje, a banda é conhecida por misturar ritmos e ditar tendências. A faixa de abertura, que compartilha o nome do álbum, permanece como um dos destaques nos shows da banda. No álbum, ela também foi lançada como um bônus track em versão “Funk mix”.

No entanto, não foi apenas “Planeta dos Macacos” que se destacou no disco de 1998. Músicas como “Sempre Assim”, “Fácil”, “Vento” e “Tão Bem” (uma regravação) também fizeram sucesso nas rádios da época.

Destaque nas discotecas

As músicas do Jota Quest sempre foram bem aceitas pelos DJs e estavam presentes nas playlists das boates em todo o Brasil. Em especial, “Na Moral” marcou os anos 2000 da banda, trazendo uma vertente pop com um toque saudosista da era da discotecagem. Com a participação especial de Seu Jorge, a música ganhou um groove marcante e se tornou um dos destaques nos shows da banda.

Para os casais apaixonados, a trilha sonora ficou por conta de “Só Hoje”. A faixa esteve entre as mais tocadas do gênero nas rádios do Brasil e continua sendo uma das favoritas do público.

Funky Funky Boom Boom

Em 2003, a banda gravou um CD e DVD ao vivo em Minas Gerais. Depois, em 2005, lançaram outra obra ao vivo, desta vez no Rio de Janeiro. Seguindo a linha do tempo, é importante lembrar do álbum “La Plata” (2008) e do álbum em espanhol “Días Mejores” (2010).

Outro destaque na carreira da banda é o disco “Funky Funky Boom Boom” (2013), que trouxe uma sonoridade mais próxima da fase atual do Jota Quest (antes do acústico). O músico Nile Rodgers conecta “Funky Funky Boom Boom” ao álbum “Pancadélico” (2015). Nile participou de duas faixas no álbum de 2013 e da música “Blecaute” em 2015, ao lado da cantora Anitta.

Acústico

Surpreendente. Não tem outra forma de definir uma das últimas turnês da banda, antes do “JOTA 25” deste ano. A singularidade do “Acústico Jota Quest” foi acompanhada pela aprovação do público. Uma plateia menor, intimista e ingressos esgotados.

A banda ao longo dos anos busca se renovar em aspectos que nem sempre o público percebe. Estrutura, proposta de show, nova pegada no álbum, remixes, produção de long plays (vinil). Em suma, esses são alguns dos ingredientes que a banda Jota Quest busca para ser sempre novidade em um mercado fonográfico totalmente pulverizado.

Jota25 em São Paulo

Comemorando 25 anos de carreira, o Jota Quest anunciou a turnê “JOTA 25 – De Volta ao Novo”. Iniciada em julho de 2022, a série de shows tinha como intuito reviver cada fase vivida pela banda ao longo dos últimos anos.

Inclusive, a performance ganhou uma divisão em três atos (sólido, líquido e gasoso), fazendo referência aos “estados físicos da matéria”. À época, o vocalista Rogério Flausino destacou:

“Mais que celebrar nossos 25 anos de carreira, a “JOTA25” quer celebrar A VIDA. Tantas coisas aconteceram nesta nossa longa caminhada e continuamos por aqui, juntos, fortes e unidos. Há muito o que comemorar! É hora de extravasar geral os sentimentos, agradecer as conquistas, matar as saudades, realizar os sonhos e olhar pra frente”.

E claro que São Paulo, na nova fase em arenas, não poderia faltar no itinerário. Conforme comunicado, a banda levará para a capital paulista “uma mega produção que promete uma experiência imersiva de som, luz e imagens”. Em suma, o show acontecerá no dia 15 de junho, no Allianz Parque. Ingressos estão à venda no site da Ticket360.

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados