Há exatos 39 anos, no dia 13 de julho de 1985, um evento entrou para a história da música. Queen, U2, Phil Collins, David Bowie, Elton John e outros artistas icônicos reuniram-se no estádio de Wembley, na Inglaterra, para o festival Live Aid – com o intuito de arrecadar fundos para organizações na Etiópia. Por causa das apresentações, surgiu o Dia Mundial do Rock.
Curiosamente, a data celebrada neste sábado (13) só é comemorada no Brasil. Desde meados da década de 1990, rádios paulistanas voltadas ao gênero musical instituíram a celebração, que logo caiu no gosto do público.
Pensando nisso, separamos seis shows voltados a diferentes vertentes do rock e metal que acontecerão em São Paulo nos próximos meses. Assim, confira abaixo!
Sepultura
- 6, 7 e 8 de setembro – Espaço Unimed, São Paulo (Ingressos: Eventim)
O Sepultura levará sua turnê de despedida “Celebrating Life Through Death” para a capital paulista. Celebrando 40 anos, o giro iniciado em março marcou a estreia do baterista Greyson Nekrutman, que entrou às pressas para substituir Eloy Casagrande (hoje no Slipknot). Serão três datas, sendo que as duas primeiras encontram-se com os ingressos esgotados. A expectativa é que a série de apresentações passe por São Paulo novamente em 2025, para o encerramento geral, de acordo com Andreas Kisser.
Deep Purple
- 13 de setembro – Espaço Unimed, São Paulo (Ingressos: Ticket360)
O Deep Purple é uma das atrações confirmadas no Rock in Rio. No dia 15 de setembro, o chamado “Dia do Rock” com o Avenged Sevenfold de headliner, a banda sobe ao Palco Sunset, que também receberá o Incubus. Não só, como, no dia 13 de setembro, tocam em São Paulo, no Espaço Unimed, “em uma experiência arrebatadora”. A banda traz a sua turnê em divulgação ao álbum “=1”, que sairá no próximo dia 19 de julho.
Slipknot
- 19 e 20 de outubro – Allianz Parque, São Paulo (Ingressos: Eventim)
Por meio do próprio festival, o Slipknot desembarca no país em outubro. A banda mascarada encabeçará as duas noites do Knotfest Brasil, com diferentes apresentações. Sobretudo, a ideia é que, em um dia, toquem os maiores clássicos comemorando 25 anos do disco de estreia, enquanto que, no outro, foquem no álbum “Iowa” (2001). Ademais, será a primeira vinda do grupo ao país desde que o baterista brasileiro Eloy Casagrande, ex-Sepultura, substituiu Jay Weinberg em abril último.
Toto
- 24 de novembro – Espaço Unimed, São Paulo (Ingressos: Eventim)
Após dezessete anos, o Toto estará de volta ao Brasil. As apresentações no Rio de Janeiro e em São Paulo fazem parte da turnê “Dogz of Oz World Tour”. Em comunicado, o vocalista e guitarrista Steve Lukather destacou: “Há um entusiasmo revigorante e otimista de avançar para o futuro. Queremos estar na estrada, continuando a manter viva a história da banda, trazendo a música para nossa base de fãs multigeracionais. Passei mais de quatro décadas e meia da minha vida nutrindo esse legado, ao mesmo tempo em que permite que a música existisse continuamente nos shows ao vivo. Em 2024, faremos apresentações para ainda mais pessoas em todo o mundo”.
Bring Me The Horizon
- 30 de novembro – Allianz Parque, São Paulo (Ingressos: Eventim)
Para uma apresentação única, o Bring Me The Horizon tem data marcada para retornar ao país. No dia 30 de novembro, a banda sobe ao palco do Allianz Parque, acompanhada de outras grandes atrações: Motionless in White, Spiritbox e The Plot in You. Aliás, será a maior apresentação solo de toda carreira do grupo – desconsiderando festivais.
Iron Maiden
- 6 e 7 de dezembro – Allianz Parque, São Paulo (Ingressos: Livepass)
Por fim, em dezembro, o Iron Maiden apresenta a “The Future Past Tour” – cujo intuito é celebrar os álbuns “Somewhere in Time” (1986) e “Senjutsu” (2021) – na capital paulista. Com abertura do Volbeat, a banda sobe ao palco do Allianz Parque em duas datas – com apenas a última tendo entradas disponíveis.