Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência: 10 artistas da música que inspiram com suas histórias

A fim de promover a importância da inclusão de pessoa com deficiência no país, foi criado o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência. Por isso, a data é um marco no combate ao preconceito e discriminação contra a população com deficiência. A fim de comemorar este dia, confira 10 músicos com deficiência que viveram histórias inspiradoras.

1. Stevie Wonder

O dono das clássicas “Isn’t She Lovely” e “Superstition” é um músico de mão cheia. Além de cantor, Stevie Wonder é compositor, produtor e multi-instrumentista. Ele é cego desde criança, uma vez que o nascimento prematuro causou o descolamento das retinas. O astro já transitou por diversos gêneros musicais, como R&B, Soul, Pop, Funk e Jazz. Desse modo, ele é um dos maiores vencedores do Grammy e coleciona 25 gramofones dourados.

2. Ray Charles

O pianista Ray Charles ficou cego aos sete anos devido a um glaucoma. Anos mais tarde,  deixou sua marca na indústria musical ao ser um pioneiro da música soul, ainda nos anos 50. Em uma entrevista para a Rolling Stone, no “Tributo Para Ray Charles”, o músico Billy Joel destacou a importância de Charles: “Isso pode parecer um sacrilégio, mas acho que Ray Charles foi mais importante que Elvis Presley”. Ainda, ele já emplacou três sucessos no topo das paradas americanas, a Billboard Hot 100. São eles: “Hit the Road Jack”, “Georgia On My Mind” e “I Can’t Stop Loving You”.

3. Rick Allen

Rick Allen é o baterista da banda de hard-rock Def Leppard há quase cinquenta anos. O músico começou a tocar bateria ainda quando criança. Contudo, em 1984, foi vítima de um acidente de carro e perdeu o braço esquerdo. Embora tenha pensado em parar de tocar música, o baterista passou a usar um kit de bateria especialmente adaptado para ele, seguindo em atividade até hoje.

4. Django Reinhardt

O guitarrista de jazz Django Reinhardt é considerado o pai do gênero na Europa. Ao perder a mobilidade de dois dedos em um incêndio em 1928, mesmo ano em que gravou sua primeira apresentação conhecida, Reinhardt desenvolveu uma técnica que o permitia continuar tocando. Desde então, ele é tido por muitos um dos melhores e mais influentes guitarristas da história.

5. Tony Iommi

Tony Iommi é o famoso guitarrista e membro fundador do Black Sabbath. O artista perdeu a ponta dos dedos em um acidente na fábrica em que trabalhava. Entretanto, ele não deixou que isso o parasse e, hoje em dia, toca guitarra usando dedais de plástico. De acordo com a Rolling Stone, Iommi é considerado o “Rei dos Riffs”, devido a faixas como “Iron Man”, “Paranoid” e “War Pigs”.

6. José Feliciano

Cego de nascença, José Feliciano aprendeu a tocar o acordeão sozinho. O músico é o responsável pela icônica música “Feliz Navidad”, que você com certeza já ouviu. Assim, já foi indicado a uma das premiações mais importantes da indústria musical, o Grammy, dezesseis vezes e ganhou seis delas. Em 2009, o músico levou o prêmio de “Melhor Álbum Tradicional de Música Tropical Latina”, pelo disco “Señor Bachata”.

7. Jeff Healey

O músico Jeff Healy toca guitarra de um jeito único: com o instrumento deitado em seu colo. Isso porque Healy é cego desde a infância por conta de um retinoblastoma, um tipo de câncer raro. O artista se destaca, principalmente, no blues rock e no jazz. Inclusive, ele já fez uma versão da música “While My Guitar Gently Weeps“, escrita pelo Beatle, George Harrison.

8. Ludwig van Beethoven

É provável que Beethoven seja um dos artistas mais conhecidos do mundo. Suas composições clássicas são um marco na história da música. Inegavelmente, o pianista influenciou centenas de músicos através de décadas. Beethoven começou a perder a audição aos 26 anos, mas ficou completamente surdo apenas aos 44 anos. Mesmo depois disso, ele continuou a compor. Inclusive, a famosa “Sinfonia nº 9” foi feita quando o músico já não conseguia mais ouvir.

9. Andrea Bocelli

O músico Andrea Bocelli nasceu parcialmente cego. Somente algum tempo mais tarde, aos 12 anos, perdeu completamente a visão ao sofre um acidente em uma partida de futebol. Desde então, o tenor construiu um império na música. Ele já conquistou três Grammys e vendeu mais de 70 milhões de cópias ao redor do globo. Recentemente, o músico veio ao Brasil para cinco apresentações. Até a cantora Sandy, que chegou ao estrelato como parte da dupla Sandy & Júnior, fez uma participação especial.

10. Herbert Vianna

O vocalista e guitarrista da famosa banda Os Paralamas do Sucesso, Hebert Vianna, sofreu um acidente que o deixou paraplégico em 2001. Apesar disso, o artista não desistiu dos palcos e passou a se apresentar em uma cadeira de rodas. Vianna foi considerado pela Rolling Stone Brasil um dos maiores ícones da guitarra e violão no Brasil. Além disso, ele também é um dos principais compositores do grupo musical. Ainda, a banda tocou no Rock in Rio deste ano.

 

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados