O Journey cancelou a turnê em comemoração aos 50 anos de carreira que realizaria pelo Reino Unido e Irlanda neste ano. Ao todo, seriam 11 shows durante os meses de outubro e novembro.
Conforme a Ultimate Classic Rock, todas as datas aparecem como suspensas no site da Ticketmaster. Um comunicado enviado aos compradores alega “circunstâncias que fugiram do controle da banda”.
Diz a nota:
“Devido a circunstâncias além do controle da banda, a turnê do Journey pelo Reino Unido e Irlanda foi infelizmente cancelada. O reembolso acontecerá por meio do ponto de compra.”
Apesar da falta de informações, acredita-se que a atitude tenha relação direta com a briga de dois integrantes, que entraram em mais uma disputa na justiça. O tecladista Jonathan Cain processou novamente o guitarrista e membro fundador Neal Schon por gastos excessivos.
Ele alega que o companheiro ultrapassou o limite de orçamento permitido pelo grupo, ameaçando “a empresa e a história de grandeza musical do Journey”. Isso porque, com o comportamento, ocasionou dívidas, tensões e problemas com a equipe da banda.
E a participação do Journey no Rock in Rio?
Aparentemente, os compromissos marcados como abertura do Def Leppard na América do Norte em agosto e os shows no Rock in Rio e no Chile em setembro permanecem mantidos – já que não houve qualquer pronunciamento a respeito. Aliás, a apresentação no festival carioca acontece no dia 15 de tal mês e os ingressos seguem disponíveis na Ticketmaster.
Até então, a única passagem da banda por aqui havia ocorrido em 2011. “Freedom”, disco mais recente do grupo, saiu em julho de 2022. Recentemente, à Classic Rock, Jonathan Cain revelou que os músicos trabalhavam em material novo:
“No momento, estamos tocando apenas uma faixa do disco ao vivo [‘Let It Rain’], mas estamos trabalhando em uma música nova, totalmente inédita. Se der, podemos tocar essa também. Veremos. Se for bem recebida, então quem sabe… pode ser um single.”