Nesta última quarta-feira (9), John Lennon faria 84 anos. A fim de comemorar o aniversário do saudoso Beatle, a equipe do artista lançou uma versão comemorativa da música “Mind Games”, presente no álbum de mesmo nome, lançado em 1973. A coletânea contém três discos com remixagens da faixa para meditação.
Ainda, o filho do cantor, Sean Ono Lennon, anunciou o projeto em agosto deste ano. Inicialmente, as faixas estavam disponíveis apenas em formato digital, através do aplicativo de meditação Lumenate. No entanto, a partir de agora, é possível ouvi-las nas plataformas digitais ou ao comprar a edição física limitada. No Brasil, está disponível na Universal Music Brasil.
A coletânea contém nove versões da faixa “Mind Games” com o intuito de acalmar e levar os ouvintes a um estado de relaxamento. O responsável pela mixagem e engenharia de som foi Sam Gannon. Contudo, Sean também se envolveu no projeto e adicionou instrumentais a algumas faixas.
Aliás, em julho, o filho de Lennon conversou com a revista The Times sobre a relação com seu pai. Assim, durante a conversa, ele ressaltou a importância de manter o legado de Lennon vivo. “Com o mundo do jeito que está agora, as pessoas esquecem muitas coisas que eu nunca imaginei que pudessem ser esquecidas. Eu me recuso a deixar isso acontecer com essa música [de John Lennon] — significa muito para mim”, disse.
O álbum “Mind Games”, de John Lennon
Em novembro de 1973, John Lennon lançava o seu quarto álbum de estúdio: “Mind Games”. Com 12 faixas, o disco produzido pelo próprio surgiu num momento em que o saudoso Beatle enfrentava problemas com a imigração para os Estados Unidos, além de uma separação temporária de Yoko Ono.
À época, teve uma recepção mista da crítica. Sobretudo, a faixa-título recebeu o maior destaque. Também alcançou a nona posição na parada americana Billboard 200, enquanto conseguiu o 13º lugar no UK Charts.
Posteriormente, em 2002, o material ganhou uma reedição com músicas bônus. Em julho deste ano, quase 51 anos após o lançamento original, “Mind Games” chegou em uma versão expandida.
Intitulado “Mind Games: The Ultimate Collection”, o projeto reúne 72 faixas. Além do tracklist original, fazem parte mixagens iniciais, gravações com elementos diferentes, registros do processo de criação e muito mais. Sean também ficou responsável pela produção.