Na sexta-feira (12), a NASA não lançou uma missão a Vênus, mas sim transmitiu a letra da música “The Rain (Supa Dupa Fly)” da rapper norte-americana Missy Elliott. Essa iniciativa surgiu de uma parceria entre a artista e a agência espacial, com o objetivo de enviar uma mensagem inspiradora ao “planeta infernal”.
YOOO this is crazy! We just went #OutOfThisWorld with @NASA and sent the FIRST hip hop song into space through the Deep Space Network. My song “The Rain” has officially been transmitted all the way to Venus, the planet that symbolizes strength, beauty and empowerment. The sky is… pic.twitter.com/g6HofNQSt1
— Missy Elliott (@MissyElliott) July 15, 2024
Missy Elliott fala sobre este momento único
“Mal posso acreditar que minha música chegou para fora deste mundo através da NASA e sua Deep Space Network! ‘The Rain (Supa Dupa Fly)’ ficará pra sempre marcada como a primeira música de hip-hop a transmitir no espaço!”, celebrou Elliott. Ela explicou que escolheu Vênus porque o planeta representa força, beleza e empoderamento. “Estou extasiada por ter a chance de compartilhar minha arte e mensagem com o universo!”, completou a cantora, que já ganhou sete Grammys, seis Teen Choice Awards e 15 MTV Video Music Awards na carreira.
Para essa transmissão, a NASA utilizou uma das antenas da Deep Space Network (DSN), que, coincidentemente, leva o nome de Vênus. A DSN possui grandes antenas de rádio usadas para monitorar missões espaciais, enviar comandos e receber dados científicos.
A mensagem foi enviada à velocidade da luz, percorrendo os 254 milhões de quilômetros entre a Terra e Vênus em apenas 14 minutos. Aliás, o momento marca a primeira música de hip-hop transmitida pela DSN e a segunda música no geral, com a primeira “Across The Universe”, dos Beatles, enviada em 2008.
O envio da música a Vênus faz parte de uma série de testes que estão sendo feitos na DSN. Duas missões da Nasa estão programadas, nos próximos anos, para explorar o planeta e enviar dados de volta à Terra usando a DSN. A Davinci, que vai investigar a química e os gases do planeta, está prevista para lançar em 2029. Já a Veritas, para estudar a topografia venusiana, deve chegar em 2031.
A ideia de enviar a música de Missy Elliott surgiu de Brittany Brown, diretora da Divisão Digital e de Tecnologia da NASA. “Missy sempre incorporou temas espaciais e visuais futuristas em seus videoclipes, então essa colaboração cósmica não podia ter outro nome”, concluiu Brown.