Como uma das maiores bandas do cenário musical global, o Blur tem encantado fãs desde os anos 1990. Composto por Damon Albarn, Graham Coxon, Alex James e Dave Rowntree, o grupo agora revela uma faceta mais íntima através de um novo documentário. Em suma, o projeto oferece uma visão profunda sobre as dinâmicas internas da banda, o vínculo entre os integrantes e os desafios de organizar um retorno grandioso.
Chamada “To The End”, a produção aborda várias temáticas: a criação do álbum de 2023, “The Ballad of Darren”, a duradoura amizade dos membros ao longo de três décadas, os ensaios intensivos e muitos outros aspectos. Além disso, destaca os shows de aquecimento realizados em maio de 2023 e, posteriormente, as apresentações épicas no Estádio de Wembley.
Sobretudo, o filme estreou oficialmente em Londres dia 16 deste mês, antes de ser lançado nos cinemas na sexta-feira (19).
Diretor do documentário fala sobre o projeto com o Blur
O diretor, Toby L, do novo documentário do Blur conversou com a NME sobre o processo emocional de fazer o filme e o que o futuro reserva para a banda.
“Descobri que o Blur estava voltando de uma forma não muito convencional, pois tenho feito projetos com Damon e Graham nos últimos anos por meio da minha gravadora, a Transgressive. Na verdade, eu estava em um estúdio do Damon para falar sobre um projeto completamente diferente, quando do nada ele disse: ‘ah, você quer ouvir as novas demos do Blur?’ Achei que ele estava brincando, mas ele tinha aquele brilho levemente atrevido nos olhos pelo qual é conhecido. Ouvimos todas essas gravações iniciais que eram basicamente o rascunho de ‘The Ballad Of Darren’”, disse Toby.
“Foi então que eu disse a Damon, ‘se você quiser que alguém filme e capture tudo, eu adoraria fazer parte’. Conforme eu me aprofundava, percebi que não era apenas sobre uma reunião. Afinal, era sobre amizade, amadurecimento, reconciliação e alguns respingos de mortalidade”, finalizou o diretor.
Por fim, ele comentou sobre o término da banda e se enxergava um possível retorno do Blur.
“O que eu amo no Blur é que houve tantas vezes em que pensei que tinha acabado. Não tenho ideia. No final do filme, há alusões sobre se a banda poderia continuar ou não. Novamente, é ambíguo. É isso que é ótimo sobre este filme com o show ao vivo de Wembley. Independentemente do que aconteça, essas são lembranças maravilhosas que sempre existirão. A banda, certamente, sempre tem vida e aquele ímpeto. Espero que venha mais por aí, mas você teria que perguntar diretamente para os caras.”
Confira abaixo todas as músicas da banda incluídas no documentário!
To The End
Come Together
Sticks And Stones
The Narcissist
The Everglades (For Leonard)
Country House
The Ballad
The Universal
Popscene
Intermission (Commercial Break)
Coping
Fool’s Day
Parklife
Get Out Of Cities
Luminous
Advert
St Charles Square
Peach
Russian Strings
Lot 105
She’s So High
Song 2
Girls And Boys
Music Is My Radar
The Debt Collector
Tender
The Heights