Paul McCartney já veio inúmeras vezes ao Brasil. Depois que realizou sua primeira passagem no país em 1990, nunca mais parou. E, claro, em suas turnês mais recentes, São Paulo esteve no itinerário. Não só, como o eterno Beatle acabou tendo extrema importância para uma das principais arenas da capital paulista.
Sobretudo, o músico fez o primeiro show da história do Allianz Parque. Em suma, o local, antes chamado de Estádio Palestra Italia, passou por uma série de reformas em 2010. A ideia era que, na verdade, o One Direction realizasse a estreia e subisse ao palco do local em 2014. Mas, por questões relacionadas às obras, os espetáculos da boy band mudaram para o Estádio do Morumbi.
Assim, a nova “casa de shows” foi inaugurada em grande estilo, com uma apresentação de Macca no dia 25 de novembro de 2014. À época, o cantor rodava o mundo com a turnê “Out There!”.
Homenagem para Paul McCartney no Allianz Parque
Diante do fato, a residência do Palmeiras decidiu homenagear o astro. De acordo com o Uol, próximo ao túnel de acesso para o campo, há uma porta com os dizeres “Paul’s Tavern” (taverna ou bar do Paul, em português).
Junto, há fotos de apresentações do artista no estádio e uma placa comemorativa com a seguinte frase: “O Allianz Parque tem a honra de ter suas portas abertas, pela primeira vez, em 2014, por Sir Paul McCartney. O Allianz Parque será eternamente grato pelos momentos inesquecíveis. Thank you, Sir Paul”.
Obrigatoriamente, toda atração que toca no Allianz precisa passar pelo local para chegar ao palco. Tanto é que Di Ferrero, vocalista do Nx Zero, sentiu-se honrado por isso ao cantar na arena, como comentou em coletiva de imprensa (via Os Garotos de Liverpool):
“Eu só queria falar que a gente foi fazer um vídeo no Allianz e lá tem o ‘McCartney’s Tavern’, um dos caras que mais tocou no Allianz. E lá tem uma entrada, como se fosse o Cavern Club, aí você entra pelo subsolo e sobe pelo palco. Dentro do Allianz, fizeram essa homenagem pro Paul lá e a gente vai passar por ela 16 de Dezembro.”
Depois de 2014, a estrela retornou ao Allianz Parque em 2017, 2019 e 2023. Ao que tudo indica, também tocará na arena mais uma vez em outubro deste ano. Segundo o falecido empresário Walter Torre, fundador da administradora do estádio, o Allianz recebeu elogios da própria equipe de Paul McCartney. Em entrevista à ESPN em 2014, ele disse:
“O diretor técnico do Paul (McCartney) disse que é a arena mais completa e o lugar mais impactante que o Paul já deu show na vida.”