Após 15 anos afastados dos palcos, os membros do R.E.M. voltaram a tocar juntos pela primeira vez. Devido à introdução ao Songwriters Hall of Fame, na última quinta-feira (13), em Nova York, nos Estados Unidos, Michael Stipe (voz), Mike Mills (baixo), Peter Buck (guitarra) e Bill Berry (bateria) apresentaram o clássico “Losing My Religion” ao público presente.
De maneira acústica, o compromisso quebrou o hiato iniciado em março de 2009. À época, executaram “E-Bow the Letter” ao lado de Patti Smith, no que foi a última performance antes do encerramento das atividades, em 2011 (via Igor Miranda).
Assim, confira um vídeo do momento:
R.E.M. concede primeira entrevista em 30 anos
A performance surpresa de “Losing My Religion” não foi a única novidade do R.E.M. Em suma, a banda também realizou, antes da cerimônia mencionada, sua primeira entrevista como grupo em 30 anos para o programa CBS Morning.
Apesar do rápido reencontro para o evento, não há qualquer plano de uma reunião do definitiva R.E.M. Quando questionado sobre o que seria necessário para uma última série de shows, Mills brincou: “Um cometa”. Os membros concordaram que não havia nada que os fizesse reconsiderar a decisão.
“Estamos aqui para contar a história, na mesma mesa, com profunda admiração e amizade para toda a vida. Muitas pessoas viveram nos palcos, mas não podem afirmar isso”, afirmou Stipe.
Sobre “Losing My Religion”
“Losing My Religion” continua como a música mais simbólica do R.E.M. Lançada em 1991, saiu como o carro-chefe do álbum “Out of Time” e aborda um amor não correspondido.
Aliás, devido ao sucesso, a canção alcançou o quarto lugar na Billboard Hot 100. Também rendeu dois prêmios Grammy para a banda e, somente no Spotify, acumula mais de 1 bilhão de reproduções.
Enquanto o clipe, dirigido por Tarsem Singh, teve inspiração no conto “Um Senhor Muito Velho Com Umas Asas Enormes” de Gabriel Garcia Marquez, o título buscou inspiração em uma expressão. De acordo com Stipe, a frase “Losing My Religion”, é usada no sul dos Estados Unidos, para indicar que determinado fato abalou sua fé.