A Bossa Nova já se tornou um dos marcos brasileiros internacionalmente. O gênero tem como principal característica a utilização de poucos instrumentos musicais e um tom de voz bem suave ao cantar. No entanto, o marco inicial do gênero foi o lançamento de “Chega de Saudade”, escrita por Tom Jobim e Vinícius de Moraes. A canção foi gravada originalmente por Elizeth Cardoso, em 1958, e depois foi relançada por João Gilberto.
Tom Jobim, inclusive, é considerado um dos pais da Bossa Nova. Diversas canções que ele compôs se tornaram hinos brasileiros, inclusive o “Garota de Ipanema”, clássico de 1962. Entretanto, por conta do trabalho do artista, foi escolhido o dia 25 de janeiro, seu aniversário, para comemorar o Dia da Bossa Nova. Além disso, se ele estivesse vivo, o gênio da MPB estaria completando nesta quinta-feira (25) 97 anos.
A origem do termo remonta a uma música de Noel Rosa,”São coisas nossas”. O sambista afirma o seguinte “O samba, a prontidão e outras bossas, são coisas nossas”. Portanto, começou-se a utilizar o termo “bossa nova” para sugerir que o movimento estava trazendo uma nova forma de fazer as coisas.
Agora, quando passamos para a década de 1960, o samba de Bossa Nova consolidou-se. Até hoje, alguns dos nomes que se destacaram naquela época ecoam na música brasileira. Por exemplo, alguns deles são: Ronaldo Bôscoli, Roberto Menescal, Sérgio Mendes, João Donato e Nara Leão.
Foi também durante a década de 60 que o estilo experimentou uma projeção internacional. Além disso, o ápice deste fenômeno foi em 1967, quando Frank Sinatra gravou “Garota de Ipanema” em uma versão em inglês.
10 clássicos da Bossa Nova quem precisam entrar na sua playlist
- Garota de Ipanema – Tom Jobim e Vinícius de Moraes
- A rã – João Donato
- O barquinho – Nara Leão
- Samba de verão – Marcos e Paulo Sérgio Valle
- Rosa Morena – Dorival Caymmi
- Samba da Benção – Vinícius de Moraes
- Corcovado – Stan Getz & João Gilberto
- Canto de Ossanha – Baden Powell
- Águas de Março – Elis Regina
- Chega de Saudade – João Gilberto
Caso você tenha se interessado pelas canções, acesse nossa playlist clicando aqui. Fizemos uma seleção super especial para quem gosta de um dos gêneros mais conhecidos da MPB.
Leia também: Aniversário de São Paulo terá shows e programações artísticas