“Brasil” ficou marcada na memória do público pela interpretação de Gal Costa em 1988. Mesmo sem ser a autora da canção, a versão da saudosa artista alcançou grande destaque e permanece como uma das mais lembradas de sua carreira. Isso, é claro, aconteceu com a ajuda novela “Vale Tudo”, exibida pela TV Globo.
Apesar de ter sido composta e lançada por outro grande nome nacional, foi a gravação de Gal que ampliou o alcance da canção. Com sua presença em um dos maiores sucessos da teledramaturgia da época, “Brasil” se consolidou como um retrato crítico do país e continua sendo destacada até hoje como uma representação do país.
Abaixo, confira algumas curiosidades sobre a obra:
3 curiosidades da música “Brasil”
Faixa foi escrita para filme de 1987
Muito antes de chegar aos ouvidos de Gal, “Brasil” na verdade surgiu a partir de uma encomenda para o filme “Rádio Pirata“, (1989), que, segundo o diretor Lael Rodrigues, abordaria “escândalos financeiros e impunidade”. Quem recebeu a tarefa de escrever sobre o tema foi Cazuza.
Sonoridade
Para além de Cazuza, a música também contou com a genialidade de outros dois grandes músicos: Nilo Romero e George Israel. A dupla cuidou, em suma, da sonoridade de “Brasil”, que precisava remeter ao país, ao mesmo tempo que apresentasse um conceito pesado em referência à critica que a música fazia. Assim, eles apostaram em um som que misturou elementos de rock e samba para compor a canção.
Como surgiu a versão de Gal Costa
“Brasil” foi conhecer a voz de Gal Costa em 1988. Tudo começou quando Gilberto Braga, que escreveu o roteiro da novela “Vale Tudo”, assistiu a um concerto da cantora. “Fiquei arrepiado, porque tinha tudo a ver”, contornou ele, em depoimento publicado no livro “Teletema”, de 2014 (via O Globo).
Acabou que não deu em outra: o roteirista fez a artista regravar a faixa de Cazuza para sua produção audiovisual: “Ela foi escolhida para a novela na sexta-feira, gravada no sábado, a Gal botou a voz no domingo, segunda-feira estreou. É aquela coisa: quando é para ser, é para ser.“