54% dos brasileiros veem cultura como fonte de bem-estar

A Fundação Itaú realizou mais uma pesquisa em parceria com a Data Folha para analisar as preferências dos brasileiros em suas horas livres. Intitulado de “Hábitos culturais”, o estudo mostrou que “realizar atividades culturais promove bem-estar e ajuda a enfrentar e prevenir questões de saúde mental”. Mais da metade das pessoas que participaram colocaram a cultura como fonte de bem estar.

Entre os benefícios citados:
– 61% dos entrevistados afirmam que programas culturais reduzem o estresse e diminuem a sensação de tristeza e solidão
– 58% dos entrevistados dizem que melhoram o relacionamento em casa
– 57% dos entrevistados comentam que a cultura melhora a qualidade de vida
– 50% dizem que esses programas ajudam no relacionamento no trabalho

Agora falando das atividades culturais em específico, 18% dos brasileiros citaram o cinema, 15% assistem a shows e festivais de música, 12% preferem o teatro, 9% ouvem música e dança, e somente 3% escolheram a leitura como fonte de bem-estar.

Além disso, a pesquisa mostrou que as mulheres são as principais afetadas por problemas de saúde mental. 53% das entrevistas relataram que sofrem com este tipo de condição, já  30% dos homens afirmaram ter transtornos mentais.

De acordo com a Fundação Itaú, “O levantamento ouviu 2.405 pessoas de 16 a 65 anos em todas as regiões do país, por meio de entrevistas presenciais e telefônicas. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos”

Leia também: Cinebiografia do Michael Jackson ganha data de estreia 

spot_img

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados