Festival literário promovido pela revista Quatro cinco um, A Feira do Livro começa, no próximo sábado (14), na Praça Charles Miller, em São Paulo. A programação do evento prevê 250 atividades até 22 de junho, incluindo mesas de conversa e debate com escritores e pensadores brasileiros e estrangeiros.
Para você que vai curtir o primeiro dia do festival, nós separamos seis painéis imperdíveis. Veja abaixo quais são e, ao final do texto, o mapa do evento para orientação.
11h • O centenário do invisível: Dalton Trevisan por outros olhos
[Literatura] Noemi Jaffe, João Anzanello Carrascoza e Carlos Marcelo / Mediação: Rogério Faria Tavares. Local: Tablado Literário Mário de Andrade.
12h30 • O arrebatamento digital e as novas formas de fazer política
[Política] Natalia Viana e Vladimir Safatle / Mediação: João Paulo Charleaux. Local: Tablado Literário Mário de Andrade.
13h45 • 40 anos de democracia
[História] Carlos Fico e Eugênio Bucci – O historiador especializado no autoritarismo militar e o jornalista e pensador paulista refletem sobre a democracia no Brasil do século 21. Local: Palco Petrobras.
14h15 • Alfabeto russo
[Literatura] Marina Berri e Bruno Gomide / Mediação: Luana Chnaiderman de Almeida – A paixão pela língua e pelos escritores russos é o tema desta mesa, que reúne uma ensaísta argentina autora de um livro original e premiado e um estudioso da influência do repertório russo na cultura literária brasileira. Local: Auditório Armando Nogueira.
17h15 • Encontro com Marilena Chaui
[Política] Marilena Chaui – A filósofa paulistana revisita um clássico de sua autoria sobre o conceito de ideologia. Local: Palco Petrobras.
19h • Do rio Negro ao Tietê
[Meio ambiente] Drauzio Varella e Ricardo Cardim / Mediação: Maria Guimarães – O autor de Estação Carandiru apresenta seu livro sobre as viagens e o trabalho científico que realiza na Amazônia e conversa com o botânico e paisagista que alerta para as ameaças ao meio ambiente nas florestas e nas cidades brasileiras. Local: Palco Petrobras.