O ABBA prestou homenagens à Michael B. Tretow, engenheiro de som e responsável por trabalhar nos principais álbuns lançados pela banda sueca. Nas redes oficiais do grupo, há uma foto do profissional com a legenda:
“Em suas próprias palavras. Michael B. Tretow, engenheiro de som do ABBA ao longo da sua carreira, nos deixou. Ele será lembrado com carinho“. Ainda não se sabe a causa da morte.
Conhecido carinhosamente pelos fãs do ABBA como o “quinto integrante”, Tretow participou ativamente da construção do auge do quarteto. Ele é creditado em mais de dez projetos com o conjunto, incluindo os álbuns “Waterloo”, “The Album”, “The Visitors”, entre diversos outros.
Ver essa foto no Instagram
O que cada membro disse:
Todos os membros se pronunciaram sobre o falecimento do profissional. Benny Andersson comentou ao Aftonbladet:
“Você significou mais para nós quatro do ABBA do que qualquer outra pessoa. Espero e acredito que você tenha sentido isso ao longo de todos esses anos que se passaram desde que trabalhamos (e rimos sem parar) no estúdio. Nossa música continua viva, ao que parece, e você é quem a tornou atemporal.”
Björn Ulvaeus relembrou o profissional como “uma pessoa calorosa, generosa e um bom amigo”.
Por sua vez, Anni-Frid Lyngstad disse: “Ninguém se encaixa tão bem quanto você. Para nós, você fará parte do som do ABBA para sempre e jamais será esquecido.”
Já Agnetha Fältskog refletiu sobre seus últimos momentos juntos: “Que bom que pude passar um tempo com você algumas semanas atrás… Você estava tão doente, mas seu riso e seu humor ainda estavam lá. Tantas memórias estão preservadas, suas palavras de incentivo durante as gravações significaram muito. Estamos tristes agora, uma pessoa talentosa e única nos deixou. Durma bem, Micke, você estará em nossos corações para sempre.”


