A lendária banda de rock Aerosmith, conhecida por sucessos atemporais como “Dream On”, “Walk This Way” e “I Don’t Want to Miss a Thing”, anunciou sua aposentadoria dos palcos, conforme publicado nas redes sociais nesta sexta-feira (2). Sobretudo, a decisão veio após problemas persistentes na voz do vocalista Steven Tyler, de 76 anos, o que resultou inicialmente, no adiamento e, agora, cancelamento da tão aguardada turnê de despedida “Peace Out”.
Formada em 1970 em Boston, Massachusetts, o Aerosmith rapidamente ascendeu ao estrelato com seu som único, combinando hard rock com elementos de blues. Tyler, com sua voz marcante e presença de palco magnética, juntamente do talentoso guitarrista Joe Perry, tornaram-se ícones do rock.
Ao longo de cinco décadas, a banda vendeu mais de 150 milhões de álbuns em todo o mundo, ganhou quatro Grammy Awards e foi incluída no Rock and Roll Hall of Fame em 2001.
No ano passado, logo no terceiro show da turnê mencionada, o astro enfrentou uma grave ruptura nas cordas vocais, resultando em uma fratura na laringe. Assim, o incidente exigiu um extenso período de recuperação. Recentemente, ele chegou a fazer uma aparição especial durante um show do Black Crowes, mas ficou claro para a banda que ele não estava em condições de realizar um concerto completo novamente.
Confira abaixo o comunicado oficial do Aerosmith!
“Era 1970 quando uma centelha de inspiração se tornou o Aerosmith. Graças a vocês, nossa Blue Army, essa centelha pegou fogo e está queimando há mais de cinco décadas. Alguns de vocês estão conosco desde o começo e todos vocês são a razão pela qual fizemos história no rock ‘n’ roll.
Foi a honra de nossas vidas ter nossa música se tornando parte da sua vida. Em cada casa noturna, em cada turnê massiva e em momentos grandiosos e privados, vocês nos deram um lugar na trilha sonora de suas vidas.
Sempre quisemos impressionar vocês ao nos apresentar. Como vocês sabem, a voz de Steven é um instrumento como nenhum outro. Ele passou meses trabalhando incansavelmente para levar sua voz para onde estava antes de sua lesão. Nós o vimos lutando, apesar de ter a melhor equipe médica ao seu lado.
Infelizmente, está claro que uma recuperação completa de sua lesão vocal não é possível. Tomamos uma decisão dolorosa e difícil, mas necessária – como uma banda de irmãos – de nos aposentar dos palcos de turnê.
Somos gratos além das palavras por todos que estavam animados para pegar a estrada conosco uma última vez. Gratos à nossa equipe de especialistas, nossa equipe incrível e às milhares de pessoas talentosas que tornaram nossas corridas históricas possíveis. Um agradecimento final a vocês – os melhores fãs do planeta Terra. Toquem nossa música alto, agora e sempre. Sonhe. Vocês tornaram nossos sonhos realidade.
Assim, para aqueles que compraram seus ingressos pela Ticketmaster, vocês serão reembolsados automaticamente – não há mais nada que você precise fazer. Para aqueles que compraram por meio de sites de revenda de terceiros, como SeatGeek, StubHub, VividSeats, etc. – entre em contato com seu ponto de compra para obter mais detalhes.”
It was 1970 when a spark of inspiration became Aerosmith. Thanks to you, our Blue Army, that spark caught flame and has been burning for over five decades. Some of you have been with us since the beginning and all of you are the reason we made rock ‘n’ roll history.
It has been… pic.twitter.com/og43Q8Lwbt
— Aerosmith (@Aerosmith) August 2, 2024