Exposições vão e vêm na cidade de São Paulo, e a gente sempre tem que ficar atento para não perder uma mostra de interesse, já que a maioria delas é temporária, ou seja, tem prazo para sair de cartaz. Neste mês de junho, que chegou agora à metade final, a Alpha FM selecionou cinco exposições que estão prestes a acabar. Confira!
Zanele Muholi: Beleza valente
Onde: Instituto Moreira Salles (IMS Paulista). Até quando: 22 de junho. Quando visitar: de terça a domingo e feriados das 10h às 20h. Entrada gratuita.
Descrição: uma exposição retrospectiva da artista visual sul-africana Zanele Muholi. Nome de destaque da fotografia contemporânea, Zanele especializou-se em documentar a vida da população LGBT+ da África do Sul e de outros países do mundo, incluindo o Brasil. A mostra reúne mais de 100 obras, entre fotografias, pinturas, escultura e vídeos.
Maio Fotografia no MIS 2025
Onde: Museu da Imagem e do Som (MIS-SP). Até quando: 22 de junho. Quando visitar: de terça a sextas, das 10h às 19h, aos sábados, das 10h às 20h, e domingos e feriados, das 10h às 18h. Ingressos: link.
Descrição: o projeto anual Maio Fotografia no MIS entrou em cena, apresentando seis exposições das mais diversas. Uma delas revela a cidade de São Paulo através das lentes do renomado German Lorca (1922-2021). Para os amantes da música, tem uma mostra inédita de Bruce Talamon, que acompanhou a carreira de alguns dos maiores artistas da cena pop americana.

Passione italiana: l’arte dell’espresso
Onde: Museu da Imigração. Até quando: 22 de junho. Quando visitar: de terça a sábado, das 9h às 18h, e aos domingos, das 10h às 18h. Ingressos: link.
Descrição: quem gosta da cultura do café não pode deixar de fazer uma visita a esta exposição. O projeto mostra a evolução do desing e da tecnologia dos artefatos de café, relacionando os itens à imigração italiana ao Brasil. O público poderá conhecer 60 tipos de máquinas, além de conjuntos com xícaras e outros utensílios.
Rino Levi, história e utopia – destruição, permanência, renovação
Onde: Chácara Lane | Museu da Cidade de São Paulo. Até quando: 29 de junho. Quando visitar: de terça a domingo, das 9h às 17h. Entrada gratuita.
Descrição: a exposição passeia pela obra do arquiteto modernista Rino Levi (1901-1965). O paulistano, que estudou na Itália, projetou edifícios residenciais, hospitais e espaços culturais, como cinemas e o Teatro Cultura Artística. A mostra reúne alguns desses trabalhos, inclusive aqueles que não prosperaram, dentre os quais se destacam os projetos para o Viaduto do Chá e o plano piloto de Brasília, que acabou ficando em terceiro lugar. Esses desenhos podem ser conferidos de perto pelo público.
Pintura Coreana: Carimbo e Design
Onde: Centro Cultural Coreano no Brasil. Até quando: 29 de junho. Quando visitar: de terça a sábado, das 10h às 18h30, e aos domingos, das 11h às 17h. Entrada gratuita.
Descrição: pela primeira vez, o artista visual e designer Suldurumi apresenta uma exposição fora da Coreia do Sul. Nesta mostra, ele reinterpreta por meio de técnicas contemporâneas as artes tradicionais do país, como o têxtil bojagi e da pintura minhwa.