O Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo (CCBB) estão prestes a receber uma mostra cinematográfica dedicada a um dos maiores ícones do cinema, Al Pacino! Assim sendo, com curadoria do jornalista Paulo Santos Lima, a mostra promete revisitar os grandes momentos da carreira do ator e cineasta em suas sessões.
A programação, que teve início em abril no CCBB Rio de Janeiro, seguirá para as unidades de São Paulo e Brasília nos meses seguintes. A princípio, é esperada na capital paulista entre 6 de julho e 18 de agosto. Os ingressos, acessíveis a R$10, oferecerão ao público a chance de assistir a clássicos que marcaram o cinema mundial.
Venha assistir aos filmes de Al Pacino no #CCBBRJ!
⌚️ 14h30 Serpico (1973)
Um policial de NY se recusa a receber subornos, ao contrário de seus colegas.⌚️ 17h O Poderoso Chefão (1972)
Uma família mafiosa luta para estabelecer sua supremacia nos EUA depois da II Guerra. pic.twitter.com/fDdCHRPwHK— CCBB Rio de Janeiro (@CCBB_RJ) April 26, 2024
Entre os destaques da mostra está a trilogia “O Poderoso Chefão”, dirigida por Francis Ford Coppola. Além disso, tem-se filmes como “Serpico” (1973), “Um Dia de Cão” (1975), “Scarface” (1983) e “O Pagamento Final” (1993). A curadoria abrange desde o início da carreira de Pacino, com “Os Viciados” (1971), até produções mais recentes como “Era uma Vez em… Hollywood” (2019).
Além das exibições, o evento contará com debates e um curso especial sobre o legado de Al Pacino. O objetivo é proporcionar uma experiência única para os cinéfilos e admiradores do ator. Esta é, portanto, uma oportunidade para explorar a trajetória de quase 60 anos de um artista que colaborou com grandes cineastas como Sidney Lumet, Brian De Palma, Martin Scorsese e Quentin Tarantino.
Tal Robert De Niro
A mostra segue, a saber, os passos de uma homenagem semelhante realizada pelo CCBB em 2019, dedicada a Robert De Niro. Paulo Santos Lima destaca a importância de Al Pacino e De Niro como personalidades fundamentais na história do cinema norte-americano.
“Tal Robert De Niro, Al Pacino é uma virtuose da interpretação de cinema, pelo que faz em cena e pelo que sua imagem emana da tela. E o que de fato coloca esses dois gênios da atuação numa mesma linha de texto é justamente eles serem a finesse do método de atuação moderna. Filmes costumam espelhar a realidade. Portanto, a intenção desta mostra é revermos a história do mundo e a das artes nas últimas cinco décadas através do gênio deste extraordinário artista”, afirmou o jornalista.
Leia também: Virada Cultural: confira a programação teatral do evento