Alesp pode aprovar nesta semana privatização da Sabesp

A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) pode aprovar nesta semana a privatização da Sabesp, companhia responsável pelo fornecimento de água, coleta e tratamento de esgotos no estado.

A discussão em plenário da proposta começará nesta segunda-feira (04), e todo o processo na Casa deve ser concluído até quarta (6). O relatório do Projeto de Lei (PL) 1.501/23, que autoriza o governo a realizar a oferta pública de ações da companhia, foi aprovado no Congresso de Comissões da Alesp no último dia 22. Foram 27 votos favoráveis e 8 contrários. 

Se aprovado, será remetido ao governador para sanção ou veto. O projeto é de autoria do próprio Tarcísio de Freitas (Republicanos). 

Privatização da Sabesp

Empresa de capital aberto e economia mista, a Sabesp detém a concessão dos serviços públicos de saneamento de 375 municípios paulistas e tem o estado de São Paulo como gestor e acionista majoritário. O PL busca autorizar o executivo a negociar sua participação acionária na companhia e, assim, transferir o controle operacional da empresa à inciativa privada. Atualmente, o Estado detém 50,3% do capital da empresa, enquanto o restante é negociado nas bolsas brasileira (B3) e americana (NYSE).

Confira mais matérias no nosso site 

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados