Além de ser um dos maiores e mais conhecidos tenores da história, Andrea Bocelli também é vencedor de várias premiações. Assim, hoje mostraremos as principais conquistas que o astro recebeu durante sua linda trajetória no mundo da música.
As primeiras conquistas de Andrea Bocelli
Desde sua vitória no Festival de Música de Sanremo, em 1994, ele já ultrapassou a marca de 80 milhões de álbuns vendidos em todo o mundo. Com isso, o cantor que mais recebeu na história da música clássica tem nome: Andrea Bocelli.
Em 1998, apesar de não ser uma vitória contemplando seu talento, ele participou de uma lista das 50 pessoas mais bonitas da revista People. Posteriormente em 1999, aconteceu sua indicação para Melhor Artista Revelação no Grammy Awards. Nela, marcou a primeira vez que um artista clássico participava da categoria, desde Leontyne Price, em 1961. A partir dali, o tenor já era visto como um dos maiores talentos da música e estava cada dia mais imponente em suas canções.
Os prêmios com sua carreira já consolidada
Com Andrea já reconhecido como um grande artista, ele acabou adquirindo cada vez mais premiações. “The Prayer”, seu dueto com Celine Dion para o filme de animação “The Quest for Camelot”, ganhou o Globo de Ouro de ‘Melhor Canção Original’ e recebeu a indicação ao Oscar na mesma categoria. Depois, com o lançamento de seu álbum clássico, “Sacred Arias”, Bocelli conquistou uma façanha no ‘Guinness Book of World Records’. Afinal, ele ocupou simultaneamente as posições 1, 2 e 3 nas paradas de álbuns clássicos dos EUA.
Os próximos três anos e meio se seguiram e Bocelli manteve sua posição permanente no primeiro lugar. Desde então, seis de seus discos alcançaram o Top 10 na Billboard 200. Aliás, um recorde de 8 liderou as paradas de álbuns de seu estilo musical nos Estados Unidos.
Com 5 milhões de unidades vendidas em todo o mundo, “Sacred Arias” alcançou o posto de álbum clássico mais vendido de um artista solo de todos os tempos. Além disso, com mais de 20 milhões de cópias vendidas em todo o mundo, seu trabalho pop de 1997, “Romanza’, virou a obra mais comercializada de um artista italiano. Aliás, este último feito, de qualquer gênero na história, bem como o mais vendido de um artista estrangeiro no Canadá e em vários outros países da Europa e América Latina.
O primeiro single do trabalho “Time to Say Goodbye” liderou as paradas em toda a Europa, incluindo a Alemanha. Por lá, ele permaneceu no topo por quatorze semanas consecutivas. Assim, quebrando o recorde de vendas de todos os tempos, com mais de 3 milhões de cópias comercializadas no país. Por outro lado, a faixa vendeu mais de 12 milhões de cópias em todo o planeta, atingindo o posto de um dos singles mais comprados de todos os tempos.
Por fim, ele é amplamente considerado o cantor italiano e clássico mais popular da história. Em 2006, Bocelli obteve a nomeação como ‘Grande Oficial da Ordem do Mérito da República Italiana’ e, em 2 de março de 2010, recebeu uma homenagem com sua estrela na Calçada da Fama de Hollywood.
Shows no Brasil
Bocelli irá se apresentar em Belo Horizonte no dia 17 de maio, 12 anos após o seu último concerto em Minas Gerais. Logo depois, o músico sobe no palco da Arena BRB Maré Garrincha, em Brasília, em 21 do mesmo mês.
Por fim, o cantor encerra a turnê no Allianz Parque, na capital paulista, nos dias 25 e 26.
Os ingressos para a série de shows, que celebra os 30 anos de carreira no Brasil, estão sendo comercializados no site do Eventim, com valores a partir de R$ 250 (sem taxas).
Leia também: Andrea Bocelli: conheça filho do tenor que está seguindo seus passos