Amy Winehouse, nascida neste dia, 14 de setembro de 1983, marcou uma geração com sua voz poderosa e, rapidamente, virou uma lenda da música. A carreira da artista foi marcada por hits e conflitos, mas uma coisa ninguém pode negar: era nos palcos que ela brilhava. A fim de carregar esse legado e comemorar o aniversário de Amy, confira as 5 melhores performances da cantora, segundo a revista americana Vulture.
5. “Tears Dry on Their Own,” Later … With Jools Holland, 2006
Amy escreveu tanto a melodia quanto a letra da “Tears Dry on Their Own”. A música está em seu último álbum de estúdio, “Back To Black” (2006), e foi a segunda faixa de maior sucesso nas paradas musicais, apenas atrás de “Rehab”. De acordo com a Vulture, a apresentação de 2006 no programa “Later … With Jools Holland” é uma das melhores da carreira: “Amy quase sempre guardava suas melhores performances na TV para seu país natal, e com razão”.
4. “Wake Up Alone,” Shepherd’s Bush Empire, 2007
Na apresentação de 2007, na Shepherd’s Bush Empire, um espaço para shows em Londres, a artista procura seu então marido Blake Fielder-Civil na plateia e balbucia as palavras “Eu te amo”. Embora o casal tenha vivido um relacionamento abusivo, para a revista americana, o fascínio da performance está em perceber que “a música que ela dedicou para o amor da sua vida, na verdade, lamenta sua perda”.
3. “I Love You More Than You’ll Ever Know,” Le Live de la Semaine, 2007
“I Love You More Than You’ll Ever Know” é, na verdade, uma canção de Donny Hathaway, um cantor e compositor de soul, jazz e gospel. Em 2007, Winehouse o homenageou no Le Live de la Semaine. O cover é uma amostra do que a cantora poderia ter feito se tivesse investido no blues.
2. “Back to Black, Silver Bullet TV
“Back to Black” talvez seja uma das músicas mais famosas da artista. Em uma apresentação intimista, com apenas voz e violão, Amy prova que, para ela, isso basta. A Vulture ainda completa: “Até quando você acha que ela está totalmente desinteressada na performance, ela não poderia estar mais investida nas palavras que saem de sua boca. É o poder dela que faz parecer tão fácil”.
1. “Love Is a Losing Game”, Mercury Prize, 2007
Um dos momentos mais icônicos de Winehouse foi sua vitória no Grammy de 2008. Contudo, a revista americana acredita que houve uma ocasião muito mais especial e que foi essencial na carreira da atriz: a performance de “Love Is a Losing Game”, no Mercury Prize em 2007. Naquele ano, a artista estava concorrendo à premiação que determina o Melhor Álbum do Reino Unido e Irlanda com Arctic Monkeys, Bat for Lashes e outros. Contudo, Amy perdeu para a banda Klaxons.
Ela, porém, não se deixou abalar e entregou – o que é para a Vulture – a melhor performance de sua trajetória.
Aliás, leia também: Maquiagem marcante e looks ousados: relembre estilo de Amy Winehouse