Ozzy Osbourne, lenda do heavy metal, morreu em 22 de julho, aos 76 anos. O líder do Black Sabbath lutava contra a doença de Parkinson há anos, além de limitações físicas.
Como forma de homenagear a vida e arte do Príncipe das Trevas, o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) divulgou uma lista das músicas mais ouvidas de Osbourne no Brasil.
O levantamento tem como base as reproduções registradas entre os últimos cinco anos, em serviços e atividades como rádio, shows, sonorização Ambiental, música ao Vivo, casas de festas e diversão, carnaval e festa junina.
Abaixo, confira quais faixas integram a lista:
As 5 músicas de Ozzy Osbourne mais tocadas no Brasil
#5 No More Tears
Composta no álbum solo de mesmo nome de Osbourne, “No More Tears” chegou ao mundo em 1991. A canção conta com participação de seu guitarrista Zakk Wylde, o baterista Randy Castillo, o baixista Mike Inez e o produtor John Purdell.
#4 War Pigs
Um dos singles de “Paranoid” (1970), do Black Sabbath, “War Pigs” surgiu inspirada em guerras que aconteciam na época. Em entrevista à revista Mojo em 2017, Tony Iommi explicou:
“A Grã-Bretanha estava prestes a ser envolvida; havia protestos nas ruas, todo tipo de atitude anti-Vietnã acontecendo. A guerra é o verdadeiro satanismo. Os políticos são os verdadeiros satanistas. Era isso que eu estava tentando dizer.”
#3 Iron Man
“Iron Man” conta com um dos riffs mais icônicos da discografia do Sabbath. Em bate-papo com o veículo SongFacts sobre a criação da melodia da música, Tony Iommi relembrou que os acordes “simplesmente surgiram”:
“A maioria dos riffs que fiz, criei na hora, e esse foi um deles. Simplesmente surgiu. Combinava com a bateria, com o que Bill estava tocando. Eu simplesmente vi na minha mente alguém se aproximando de você, e soou como o riff. Na minha cabeça, eu conseguia ouvi-lo como um monstro, então criei aquele riff ali mesmo”. A canção também integra o álbum “Paranoid”.
#2 Changes
A letra foi inspirada no término entre Bill Ward com sua primeira esposa. Curiosamente, o músico não toca na faixa, já que “Changes” não conta com a presença das batidas da bateria. Está presente na coletânea “Vol. 4”, de 1972.
#1 Paranoid
A música de Ozzy Osbourne com o Black Sabbath mais ouvida no Brasil também representa a obra mais consumida deles em toda a carreira. Isso porque “Paranoid” já ultrapassou a marca de um bilhão de reproduções apenas no Spotify, marcando a única canção do músico/conjunto a atingir essa marca.
Surpreendentemente, “Paranoid” foi criada rapidamente. “Basicamente, precisávamos de um preenchimento de 3 minutos para o álbum, e Tony criou o riff. Eu rapidamente fiz a letra, e Ozzy a lia enquanto cantava“, declarou Geezer Butler à revista Guitar World, em março de 2004.


