Nesta semana, o Rush pegou todos os fãs de surpresa ao anunciar uma turnê especial para 2026. O vocalista e baixista Geddy Lee e o guitarrista Alex Lifeson vão comemorar os 50 anos da banda com a excursão “Fifty Something Tour“, com datas ao redor da América do Norte e México, começando em Los Angeles, na Califórnia, no próximo dia 7 de junho.
Apesar da dupla não ter abandonado completamente os palcos durante os últimos anos, com apresentações pontuais, o grupo não promove uma turnê completa desde 2015. Contudo, não foi este o motivo que mais preocupou Lifeson ao voltar com as grandes agendas.
“Eu amo tocar muito. E continuei, nos últimos anos, fazendo outros projetos. Mas quando nos sentamos e começamos a tocar algumas coisas do Rush, percebi como era difícil tocar essas músicas“, admitiu ele em entrevista a Geoff Edgers no Hall da Fama do Rock and Roll.
“Quando você faz isso todos os dias por 40 anos, não é grande coisa, na verdade”, complementou. “Você está acostumado. Mas quando você se afasta, e se torna um pouco mais objetivo em relação à intensa complexidade da música, à sensação, às novas nuances e a todos os aspectos que envolvem a criação de uma música e uma performance do Rush, ser desafiado com isso novamente foi realmente muito emocionante. E quanto mais ensaiávamos e tocávamos, mais eu me apaixonava pela ideia de tocar novamente.”
Outro fator que contribuiu para a demora em uma nova excursão foi a perda de Neil Peart, baterista do Rush que faleceu em 2020. “Foi um momento muito triste e levou tempo para sequer contemplarmos a possibilidade. Esta é uma decisão relativamente recente, e eu diria que esteve fora de cogitação por muito tempo devido a essas circunstâncias – e como você substitui alguém que é insubstituível?”, questionou Alex.
Porém, parece que o guitarrista mudou de ideia ao conhecer a baterista Anika Nilles, que assumirá as baquetas no lugar de Peart. Sobre ela, Lee falou em comunicado à imprensa:
“A vida é cheia de surpresas, e fomos apresentados a outra pessoa extraordinária; uma baterista e musicista incrível que está acrescentando mais um capítulo à nossa história, enquanto continua sua fascinante jornada musical. […] Não poderíamos estar mais animados em apresentá-la à nossa leal e dedicada base de fãs do RUSH, que, sabemos, lhe dará todas as chances de estar à altura desse papel quase impossível.”
Rush anuncia novos shows após “incrível demanda”
A agenda inicial de 12 datas da “Fifty Something Tour“ já aumentou devido à “incrível demanda” dos fãs pelo retorno do Rush aos palcos.
Ao todo, 11 novas apresentações foram adicionadas, incluindo 11 e 13 de junho no Kia Forum em Los Angeles; 28 e 30 de junho na Dickies Arena em Fort Worth, Texas; 20 e 22 de julho no United Center em Chicago; 1º e 3 de agosto no Madison Square Garden em Nova York; 11 e 13 de agosto na Scotiabank Arena em Toronto; e 19 de setembro no Rocket Mortgage FieldHouse em Cleveland, Ohio.
Ver essa foto no Instagram


