Em abril do ano passado, o Metallica deu início à turnê “M72”. A ideia da série de shows, que já passou pela América do Norte e Europa, é divulgar o álbum mais recente “72 Seasons”, disponibilizado pouco tempo antes.
Fato é que, em cada destino da excursão, a banda realiza duas apresentações completamente diferentes – tanto em relação ao setlist, quanto às atrações de abertura. Isso possibilita que o quarteto toque o maior número possível de músicas diferentes.
Assim, boa parte do disco inédito já ganhou execuções ao vivo. Das 12 faixas, 9 apareceram em algum repertório nos últimos meses. Inclusive, “Inamorata”, canção de encerramento e mais longa da carreira do grupo (11 minutos e 10 segundos!) teve sua estreia no último domingo (26), em Munique, na Alemanha.
Na ocasião, James Hetfield, vocalista e guitarrista, fez questão de destacar:
“Nunca tocamos essa música ao vivo antes. Em nossa banda, não reconhecemos a palavra ‘erro’. Porque não há erros, há apenas momentos únicos que acontecem, certo? É isso que precisamos dizer a nós mesmos. Essa é uma das minhas favoritas.”
Enfim, veja abaixo:
Assim, apenas três músicas do “72 Seasons” não figuraram ainda em nenhum repertório: “Crown of Barbed Wire”, “Chasing Light” e “Room of Mirrors”. Sem dúvida, há grandes chances da banda tocá-la, já que a turnê termina somente em setembro.
Opinião de Lars Ulrich
Durante entrevista publicada no próprio site do Metallica em outubro, o baterista Lars Ulrich considerou o saldo “positivo”. Na percepção do músico, os fãs recepcionaram o projeto da seguinte maneira:
“Em retrospectiva, agora que o disco saiu há cinco meses, estou feliz com ele. Nós tocamos oito dessas músicas ao vivo, [e elas] são super divertidas de tocar. Acho que todas as oito músicas que tocamos ao vivo estão se conectando com o público, com os fãs, talvez algumas delas de maneira um pouco mais profundas do que outras.”