Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 estão a todo vapor, e o Brasil tem grandes chances de ver seus atletas brilharem mais uma vez. Sobretudo, alguns nomes já conhecidos do público podem se tornar recordistas de medalhas.
Atualmente, o recorde brasileiro é compartilhado por dois gigantes da vela: Robert Scheidt e Torben Grael, ambos com cinco medalhas olímpicas. No entanto, a nova geração de atletas promete mudar esse cenário e, assim, escrever uma nova história.
Isaquias Queiroz: Canoagem de Velocidade
Isaquias Queiroz é um dos principais candidatos a se tornar o maior medalhista olímpico do Brasil. Com apenas 30 anos, ele já possui quatro medalhas olímpicas: um ouro, duas pratas e um bronze. Sua primeira aparição no pódio foi nos Jogos do Rio 2016, onde conquistou duas pratas (C1 1000m e C2 1000m) e um bronze (C1 200m). Em Tóquio-2020, ele conquistou o inédito ouro no C1 1000m. O canoísta tem a chance de superar o recorde, já que disputará duas provas em Paris: C2 500m (duplas) e C1 1000m.
Rebeca Andrade: Ginástica Artística
Rebeca Andrade, um dos maiores nomes da ginástica artística brasileira, também está na corrida por recordes. Em Tóquio-2020, Rebeca fez história ao conquistar uma medalha de ouro no salto e uma de prata no individual geral. Nos Jogos de Paris, Rebeca estará em mais quatro finais e já igualou o recorde feminino de medalhas olímpicas, com um total de três, ao conquistar um bronze por equipes. Aliás, o recorde anterior era de Fofão (vôlei) e Mayra Aguiar (judô).
Mayra Aguiar: Judô
Mayra Aguiar é outra atleta que pode alcançar novos patamares na capital francesa. Com três medalhas de bronze, conquistadas em Londres-2012, Rio-2016 e Tóquio-2020, ela tem a chance de somar uma quarta medalha. Se conseguir, ela se tornará a judoca mais premiada do Brasil em Olimpíadas e competirá diretamente com Rebeca Andrade pelo título de maior medalhista olímpica feminina do país.
Top-5: brasileiros com mais medalhas em Olimpíadas
Robert Scheidt – Vela (5) – 2 ouros, 2 pratas, 1 bronze
Torben Grael – Vela (5) – 2 ouros, 1 prata, 2 bronzes
Serginho – Vôlei (4) – 2 ouros, 2 pratas
Isaquias Queiroz – Canoagem de Velocidade (4) – 1 ouro, 2 pratas, 1 bronze
Gustavo Borges – Natação (4) – 2 pratas, 2 bronzes