A Campanha De Olho nos Olhinhos, idealizada por Daiana Garbin e Tiago Leifert após o diagnóstico de retinoblastoma da filha Lua, chega à 4ª edição em 2025 com duas grandes frentes: conscientização e dias especiais de atendimento. A iniciativa, que impactou mais de 150 milhões de pessoas no ano passado, pretende zerar óbitos pela doença no Brasil e antecipar o diagnóstico em crianças de 0 a 5 anos.
O lançamento ocorre em 12 de setembro, com ações em redes sociais, TV, cinemas, rádios, hospitais, praças, parques, shoppings, óticas, farmácias, embalagens de fraldas, ônibus envelopados e até telas digitais em edifícios e aeroportos. A campanha conta com apoio de instituições como a International Society of Ocular Oncology (ISOO), a Childhood Cancer International (CCI) e o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO).
Na frente de conscientização, serão realizados 53 eventos em espaços públicos no dia 13 de setembro. Médicos, voluntários e estudantes de medicina orientarão famílias sobre sinais do retinoblastoma, como o reflexo branco na pupila (leucocoria) e o estrabismo. Haverá distribuição de cartilhas, totens explicativos e atividades lúdicas.
Já os dias especiais de atendimento ocorrerão em 38 hospitais de todo o país, com exames, consultas e doação de óculos para crianças. O GRAACC e a Unifesp recebem as primeiras ações.
Entre os apoiadores estão Johnson & Johnson, Eletromidia, RD Saúde, ALLOS, Óticas Diniz, Óticas Carol, GrandVision by Fototica, Biolab, OneSight EssilorLuxottica Foundation e Drylock Brasil, que estampará informações da campanha em 6 milhões de embalagens de fraldas.
O projeto segue até 12 de outubro com ações em festivais infantis, lançamento do aplicativo Meu GRAACC e eventos regionais. “A todo momento, em algum lugar do Brasil, tem uma criança com um retinoblastoma não diagnosticado. Nossa missão é encontrá-la e salvar vidas”, destaca Tiago Leifert.
Leia também: Feira Literária da Pessoa com Deficiência acontece em São Paulo


