Sedentarismo: entenda seus riscos para a saúde

No próximo dia 10 de março, comemora-se o Dia Nacional do Combate ao Sedentarismo. De acordo com dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, quase 50% dos brasileiros são sedentários, classificando o país como o mais sedentário da América Latina e fazendo-o ocupar o quinto lugar no ranking mundial.

Ao contrário do que se imagina, o sedentarismo não tem relação apenas com a falta de atividade física. Mesmo se exercitando, uma pessoa pode ser considerada sedentária quando não pratica de forma regular ou suficiente. Além disso, alguns hábitos cotidianos favorecem o sedentarismo, como usar o carro para tudo, utilizar escada rolante ou elevador, evitar atividades domésticas, passar horas sentado no computador, etc.

Entre as consequências, que vão das mais leves às mais pesadas, está o maior risco de insuficiência renal crônica e problemas de visão, além de obesidade e doenças cardiovasculares. Ainda existem indícios de maior incidência de tipos de câncer em pessoas sedentárias, já que a atividade física tem relação na redução do risco de aparecimento da doença.

Para ter uma vida livre de sedentarismo, o primeiro passo é realizar um check-up para identificar possíveis predisposições a doenças e restrições a certos tipos de educação física. De modo geral, é recomendado por médicos que sejam feitas caminhadas curtas e de pouco impacto no início, passando para um esporte de preferência, como musculação, etc. Segundo a OMS, para não ser considerado sedentário, o indivíduo precisa fazer atividades moderadas pelo menos cinco vezes na semana, durante 30 minutos, ou intensas por pelo menos três vezes na semana, por 20 minutos.

Durante o exercício, o corpo libera hormônios e neurotransmissores que regulam o bem-estar, humor, a memória e o estresse. Outro ponto importante é alinhar as atividades físicas com uma alimentação saudável e menos consumo de produtos industrializados. Quem trabalha no modelo home office também deve seguir algumas recomendações extras durante o dia, como levantar para alongar o corpo e andar pela casa a cada 30 minutos.

spot_img

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados