Laura Pausini: sucesso que segue em alta após anos de carreira

Italiana Laura Pausini tem mais de 30 anos de carreira e soma milhões de discos vendidos.

Laura Pausini é uma cantora, compositora e produtora-musical italiana. Ela nasceu em 16 de maio de 1974 em Faenza, mas cresceu em Solarolo.

Seu sucesso veio rápido, logo na década de 90 e com seu primeiro single, intitulado “La Solitudine”. A canção foi incluída no álbum de estreia de Pausini, que leva seu nome. Aliás, o disco vendeu mais de dois milhões de cópias em todo o mundo e é considerado até hoje como um clássico italiano.

O trabalho seguinte da artista, intitulado “Laura”, de 1994, consolidou ainda mais Laura Pausini como uma das maiores cantoras em destaque no cenário musical da época. Ademais, neste ano, a Billboard a elegeu como a Segunda Melhor Revelação, ficando atrás apenas de Mariah Carey.

No Brasil, a cantora italiana fez sucesso com suas canções lançadas primeiro em castelhano nas rádios e, em seguida, em italiano, sendo que algumas delas foram regravadas, tais como ”La solitudine”“Strani amori” e ”Gente”, por Renato Russo, ou traduzidas para o português, como “Non c’è” e “Incancellabile.

Discografia de Laura Pausini

Ao longo de sua carreira, de mais de 30 anos, Laura Pausini já lançou mais de 10 álbuns de estúdio, sendo seu último trabalho divulgado “Anime Parallele”, de 2023.

Aliás, “Anime Parallele” conta com 16 faixas no total, incluindo uma em português com participação de Tiago Iorc. A parceria com o brasileiro se chama “Durar (Uma Vida Com Você)” e conta com mais de 900 mil visualizações no Youtube.

Ademais, a cantora soma mais de 170 discos de platina, 50 de ouro e 5 de diamante. Ao todo, Laura já vendeu cerca de 70 milhões de cópias mundialmente e está na Lista de Recordistas de Vendas de Discos.

Assim, confira a discografia da artista:

  • Laura Pausini (1993)

  • Laura (1994)

  • Le Cose che Vivi / Las Cosas que Vives (1996)

Este foi seu álbum de maior projeção internacional, com versões em espanhol e italiano, além de faixas em português na versão lançada no Brasil. Esse disco, segundo a Laura, é mais maduro e diversificado, e é o primeiro a ter composições próprias. Entre elas, estão “Il Mondo che Vorrei”.

  • La Mia Risposta / Mi Respuesta (1998)

“La mia Risposta”/”Mi Respuesta” é lançando revelando um estilo mais Soul/Pop, refletindo também uma Laura mais madura e segura. Ademais, esse CD ainda conta com a canção “Looking for an angel”, composta por Phil Collins especialmente para a cantora italiana.

  • Tra Te e il Mare / Entre Tú y Mil Mares (2000)

Esse é o quinto álbum da artista, lançado em 2000. Nesse mesmo ano, a música “The Extra Mile” virou tema do filme “Pokémon 2000”. No ano seguinte, mais uma canção integrou a trilha sonora de um filme: dessa vez, a música “One more time” embalou o longa “Uma carta de amor”, protagonizado por Kevin Costner e Paul Newman. Aliás, a música “Speranza” fez parte da novela brasileira “Esperança”.

  • From the Inside (2002)

No final de 2002, a cantora italiana se lança no mercado americano com o álbum “From the inside”, composto por músicas inéditas e versões em inglês de alguns antigos sucessos. Aliás, o remix de “Surrender” obteve o primeiro lugar nas paradas americanas, superando artistas consagrados como Madonna, Whitney Houston e Justin Timberlake.

  • Resta in Ascolto / Escucha (2004)

Após quatro anos sem gravar em italiano/castelhano, em outubro de 2004, é lançado “Resta in ascolto”, com 11 músicas inéditas. Aliás, o CD também foi lançado na versão CD + DVD.

  • Io Canto / Yo Canto (2006)

Em 2006, Laura Pausini voltou interpretando grandes sucessos italianos que marcaram sua vida. Ademais, o disco conta com duetos de “Tiziano Ferro”“Juanes” e “Johnny Hallyday”. Nesse mesmo ano, Laura também ganhou o Grammy Latino de Melhor Álbum Pop Feminino.

  • Primavera in Anticipo / Primavera Anticipada (2008)

Em 2008, Laura lançou um novo álbum, “Primavera in anticipo”, que marcou sua carreira pelo sucesso em países que ela ainda não havia ido, como Noruega, Polônia, Turquia, Grécia, Rússia e Canadá. Ao todo, o disco vendeu mais de 2 milhões de cópias, estando entre os 20 discos mais comercializados de 2009.

  • Inedito / Inédito (2011)

Dois anos depois, a talentosa cantora voltou com o álbum intitulado ”Inédito”. 14 faixas nunca antes ouvidas foram lançadas como uma promessa de um retorno triunfante aos palcos. O disco, totalmente cantado em espanhol, ganhou uma versão italiana –com uma música interpretada em português.

  • Simili / Similares (2015)

O primeiro single do álbum foi lançado em 25 de setembro de 2015 em duas versões; em italiano “Lato Destro del Cuore” e na versão espanhola “Lado Derecho del Corazón”. No fim das contas, a edição em espanhol recebeu uma indicação ao Grammy de Melhor Álbum Pop Latino.

  • Laura Xmas / Laura Navidad (2016)

“Laura Xmas” marcou o primeiro álbum natalino da italiana, contando com 12 faixas no total.

  • Fatti Sentire / Hazte Sentir (2018)

Na edição brasileira do álbum, está presente a faixa “Novo“, com participação de Simone & Simaria. A canção foi lançada no dia 16 de março como o segundo single no Brasil. O álbum vendeu mais de 2,2 milhões de cópias mundialmente.

  • Anime Parallele / Almas Paralelas (2023)

Em 2023 Laura Pausini também completou 30 anos de carreira. Assim, surgiu a “#Laura30”, turnê mundial que percorre o repertório de suas três décadas de carreira. Ademais, ela também deu uma entrevista exclusiva à Alpha FM detalhando seu novo trabalho.

Laura Pausini no Brasil

A primeira vez de Laura no Brasil aconteceu em 1996. Desde então, a cantora sempre incluiu o país em suas turnês e o amor por aqui só cresceu ao longo dos anos.

Mais de duas décadas depois, em 2024, Pausini também colocou o Brasil na lista para as comemorações de seus 30 anos de carreira, se apresentando em São Paulo.

Além disso, a cantora já deu diversas entrevistas em que ressaltou seu amor pelas terras brasileiras. Em uma delas, para a revista 29HORAS, do Aeroporto Internacional de Congonhas, afirmou que gostaria de morar no território nacional: “Tenho muita vontade de morar no Brasil. Mas, antes, eu sonho em conhecer Salvador, na Bahia”.

Sucesso de Laura Pausini na TV

A italiana também deixou seu legado nas televisões, seja como apresentadora ou jurada.

Em 2014, ela recebeu um convite para participar como jurada do programa La Voz… México, onde seu candidato ficou em segundo lugar e ganhou a promessa de ter um disco produzido pela própria cantora. Um anos depois, Pausini participou da mesma versão do  programa e seu candidato ficou em terceiro lugar.

Em 2016, ela teve um programa em dupla com a atriz Paola Cortellesi, que durou três semanas, transmitido pela televisão italiana. Ainda nesse ano, Pausini teve um show televisionado “Pausini Stadi – San Siro 2016”, onde cantou grandes sucessos.

Novos conteúdos

Relacionados

Relacionados