Além de ser tido como um dos maiores artistas da música popular brasileira, o alagoano Djavan também levou sua genialidade para fora do país, mais especificamente aos Estados Unidos.
Em meio a sua discografia de 26 álbuns, está uma coletânea em inglês, gravada em 1988, com objetivo de lançar o artista no mercado norte-americano. Chamado “Birds of Paradise“, é composto por 10 faixas e foi feito com ajuda do produtor estadunidense Ronnie Foster.
Entre os destaques do disco, Djavan reinterpretou “Navio”, “Soweto” e “Florir”, todas do álbum “Não é Azul, Mas é Mar” (1987), que viraram, respectivamente: “Birds of Paradise”, “Stephen Kingdom” e “Miss Sussana”.
“Birds of Paradise” só chegou oficialmente nas plataformas de streaming do Brasil em 2020, após lançamento pela gravadora Sony Music.
Sobre a origem de fazer um álbum totalmente em inglês, Djavan explicou (via TMDQA):
“Foi uma ideia da gravadora com a qual eu concordei. Já havia gravado o ‘Não é azul mas é mar’ em Los Angeles, em português, e aí, no fim do ano de 87, voltei para gravar três versões em inglês. O meu único pedido foi de que as versões buscassem ao máximo respeitar a sonoridade das canções originais. A minha música é muito marcada pelas palavras que escolho para botar nas melodias, é muito ligada à língua.”
Djavan anuncia turnê especial em comemoração aos 50 anos de carreira
Em 2026, Djavan completa 50 anos de carreira e promete cantaros maiores sucessos da discografia na nova turnê “Djavanear 50 Anos Só Sucessos”. Inicialmente, Djavan apenas havia confirmado 12 apresentações no Brasil. Posteriormente, a agenda ampliou e, até o momento, já são 20 espetáculos anunciados, incluindo em outros países, como Alemanha, Holanda, Suíça, França, Inglaterra, Luxemburgo e Portugal.
O início será em São Paulo, com dobradinha no Allianz Parque entre os dias 8 e 9 de maio. Ingressos já estão à venda.


