Brasil tem 25 milhões de compradores de livros, segundo pesquisa

Entre os motivos para aquisição de livros estão lazer e crescimento pessoal

Uma Pesquisa da Câmara Brasileira do Livro divulga que o Brasil tem aproximadamente 25 milhões de consumidores de livros. Destes, 74% manifestaram intenção de realizar novas compras nos próximos três meses. Além disso, o levantamento mostra que 69% dos consumidores adquiriram entre um a cinco livros nos últimos 12 meses, enquanto 8% compraram 16 ou mais livros no último ano.

O estudo buscou identificar o perfil e hábitos dos leitores do país, ouvindo 16 mil pessoas com 18 anos ou mais, entre os dias 23 e 31 de outubro de 2023. A pesquisa também constatou que 16% da população brasileira comprou ao menos um livro nos últimos 12 meses. Sobre os formatos, 54% compraram exclusivamente livros físicos, enquanto 15% adquiriram somente livros digitais.

Lazer é um dos motivos para compra

Entre as principais razões apontadas para a compra são crescimento pessoal e lazer. Em relação às atividades de lazer, além da leitura, redes sociais e serviços de streaming foram os preferidos, com 50,8% e 44,3%, respectivamente.

Quanto aos hábitos de compra, 55% dos consumidores preferem fazer suas aquisições de forma online, devido à ofertas e praticidade. Por outro lado, 40% ainda optam pela compra presencial, valorando a experiência de ter o livro em mãos antes de adquiri-lo. As datas especiais (como a Black Friday e a Semana do Consumidor) também foram apontadas como bastante relevantes para os leitores.

Não compradores

O estudo releva ainda que para os não compradores, o hábito de leitura é uma atividade importante, no entanto, preço, ausência de loja e falta de tempo foram os principais fatores apontados que desmotivaram a compra de livros.

Leia também: Ministério da Saúde antecipa vacina contra covid-19 para idosos

spot_img

Novos conteúdos

Relacionados

Relacionados