Quando o C6 Fest anunciou o line-up de sua próxima edição, marcada para os dias 17,18 e 19 de maio no Parque do Ibirapuera, um nome chamou atenção: Soft Cell. O duo britânico, formado por Marc Almond e Dave Ball, marcou o synth-pop da década de 1980 e, curiosamente, nunca veio ao país.
Ao longo de sua carreira, a banda – que retornou às atividades em 2018 – lançou cinco álbuns de estúdio, sendo “Happiness Not Included (2022)” o mais recente. Inclusive, é o primeiro disco inédito do duo desde 2002. São 12 faixas, incluindo a parceria com o Pet Shop Boys “Purple Zone”.
Segundo Marc, a banda não planejava fazer outro projeto, até que receberam a proposta da gravadora BMG. Em entrevista ao The Sun, o artista revelou que o disco teria inicialmente o nome “Future Nostalgia”, mas o duo mudou de ideia por causa da cantora Dua Lipa.
Sem dúvida, o maior sucesso é “Tainted Love”. Originalmente, a música é da cantora Gloria Jones, que a lançou em 1964. Aliás, Dave nasceu em Blackpool, na Inglaterra, e conhecia “Tainted Love” das “noites de soul do norte” da cidade. Eles queriam incorporar algum cover em seus shows e ficaram na dúvida entre “Tainted Love”, “Paranoid”, do Black Sabbath, e “The Night”, do Frankie Valli.
“O Soft Cell nunca visitou o Brasil ou mesmo a América do Sul antes. Estamos muito ansiosos para experimentar um pouco da cultura brasileira. Já faz muito tempo que o Soft Cell não atua como DJ, embora costumávamos fazê-lo quando começamos em Leeds, no Reino Unido, e embora Marc tenha trabalho como DJ ao longo dos anos e eu tenha feito essa função no The Grid [grupo do que ele também faz parte]”, contou Ball ao Estadão.
Sobre o C6 Fest
Black Pumas, Noah Cyrus, Raye, entre outros, também fazem parte da programação, que pode ser conferida completa aqui. Os ingressos seguem à venda no site oficial.