Carmen Miranda e sua importância para o Carnaval

Carmen Miranda é um dos símbolos do Carnaval e seu nome continua vivo até hoje

Se te perguntassem quem é a rainha do Carnaval brasileiro, quem você falaria? Certamente, uma das respostas será Carmen Miranda, mesmo ela não sendo originária do país. Cantora, atriz e dançarina, Carmen Miranda marcou a folia brasileira durante os anos 90 e é reconhecida no meio até hoje.

A estreia no mundo da música começou ainda nos rádios, quando Miranda foi apresentada para Josué de Barros, que trabalhava na Rádio Sociedade. Por lá, gravou seu primeiro disco, contando com as músicas “Triste Jandaia”, e “Iaiá, Ioiô”.

No entanto, o sucesso veio com a marcha-canção “Pra Você Gostar de Mim”, de 1930, também conhecida como “Tai”. Composta por Joubert de Carvalho, a canção vendeu mais de 30 mil cópias em todo o país, número considerado recorde para a época.

Posteriormente, ela já estava sendo considerada como uma das maiores vozes brasileiras. Mas todo esse sucesso era pouco para os palcos e Carmen Miranda também se aventurou no cinema. Entre seus maiores sucessos nas telonas. Está a comédia musical “Alô, Alô Carnaval”, lançada em 1936. Não demorou para que a atriz fosse, outra vez, considerada como a “maior figura popular do cinema brasileiro”, segundo a revista Cinearte.

O icônico traje de baiana, com roupas extravagantes e frutas na cabeça, surgiu na comédia musical “Banana da Terra”. O personagem a marcou tanto que ela o incorporou até o fim de sua vida e é reconhecida até hoje por isso. Aliás, no musical, ela cantou o hit “O Que é Que a Baiana Tem”, de Dorival Caymmi. A canção rapidamente virou um clássico na voz de Miranda.

Após isso, o Carnaval brasileiro nunca mais foi o mesmo. O estilo excêntrico, combinado com características únicas do país, deram inspiração para muitas outras fantasias, temáticas de desfiles e músicas para compor a folia.

Fama em Hollywood

Ademais, Carmen Miranda também estreou na Broadway, no show “As Ruas de Paris”, em 1939. Depois, vieram pelo menos outros 14 filmes nos Estados Unidos com participação da atriz luso-brasileira.

Ela se tornou a primeira sul-americana a receber uma estrela na Calçada da Fama, em Hollywood.

Leia também: Carnaval 2024: quais as escolas de samba mais premiadas da história?

Por: Giovana Marchesini

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados