Carnaval 2024: quais as escolas de samba mais premiadas da história?

O Carnaval brasileiro é, certamente, um dos mais memoráveis eventos do ano, desfrutando de uma ampla adesão global. Essa festividade popular é uma verdadeira manifestação da cultura brasileira, caracterizada pela música, dança, criatividade e, é claro, pelos desfiles das escolas de samba, os quais tomarão conta da capital paulista neste Carnaval de 2024.

Dessa forma, cada escola de samba investe meses de preparação para criar desfiles memoráveis. Os enredos são escolhidos com cuidado, muitas vezes refletindo temas sociais, culturais ou históricos. Do mesmo modo, carnavalescos e artistas trabalham arduamente para dar vida a essas histórias. Assim, milhares de componentes das escolas de samba, incluindo passistas, percussionistas, mestre-salas e porta-bandeiras, se unem em uma coreografia sincronizada, enquanto o samba ecoa pelas ruas e sambódromos.

Durante os desfiles, as escolas competem entre si. Os jurados avaliam cada escola em uma série de critérios, desde a qualidade das alegorias e adereços até o desempenho dos integrantes. As escolas paulistas competem por seus títulos, a princípio, desde 1955, deixando uma marca na cultura do país. Para se preparar para o Carnaval 2024 confira abaixo as escolas de samba com mais títulos na capital paulista:

1º: Vai-Vai

Fundada em 1930 no bairro do Bixiga, a Vai-Vai é uma das escolas de samba mais antigas e tradicionais da cidade. Seu nome completo é Grêmio Recreativo Cultural e Social Escola de Samba Vai-Vai. A agremiação tem uma forte ligação com a cultura afro-brasileira. Com 15 títulos em sua história, conquistou seu último em 2015, com “Simplesmente Elis”, enredo em tributo à saudosa cantora brasileira, Elis Regina.

2º: Mocidade Alegre e Nenê de Vila Matilde

A Mocidade Alegre foi fundada em 1967 no bairro do Limão, em São Paulo. Desde então, tornou-se uma das principais forças do Carnaval paulistano, com desfiles que mesclam inovação e tradição. A escola é conhecida por seus enredos que valorizam a cultura brasileira e pelo engajamento da comunidade. Seu último título foi em 2023, com o enredo “Yasuke”. A conquista se deu após 9 anos da última vitória, somando 11 títulos à escola.

A Nenê de Vila Matilde, por sua vez, tem origem no bairro da Vila Matilde, em São Paulo. Ao longo de sua história, a escola passou por altos e baixos, mas sempre manteve sua identidade forte. Com 11 títulos no Grupo Especial, a agremiação conquistou sua última vitória em 2001 com “Voei, Voei, na Vila Aportei, Onde Me Deram a Coroa de Rei”.

3º: Camisa Verde e Branco

Fundada em 1953, a Camisa Verde e Branco tem sua sede no bairro da Barra Funda. Muitos consideram que a escola descende do Grupo Carnavalesco Barra Funda, a escola de samba mais antiga do Brasil. Seus títulos são 9, sendo que o último foi conquistado em 93, graças ao enredo “Talismã”.

4º Lavapés Pirata Negro e Rosas de Ouro

Representante da comunidade do bairro do Lavapés, a Lavapés Pirata Negro é uma escola de samba que representa a cultura afro-brasileira em seus desfiles. A Lavapés acumula 7 títulos.

Já a Rosas de Ouro, fundada em 1971, é uma das escolas mais jovens do estado de São Paulo, já tendo conquistado 7 títulos. Em 2010, durante sua última vitória, performou um enredo de Jorge Freitas, intitulado “Cacau: um grão precioso que virou chocolate, e sem dúvida se transformou no melhor presente”. 

5º: Unidos do Peruche

Por fim, a Unidos do Peruche foi tri-campeã do grupo especial na década de 60. A bateria da Unidos inovou nos anos 50 ao ser a primeira escola a implantar o repinique em São Paulo, um importante instrumento dos sambas-enredos, responsável por repinicar sons mais agudos e conduzir músicas. A Unidos do Peruche possui 5 títulos dos anos de 1957, 1962, 1965, 1966 e 1967.

Leia também: Carnaval 2024: três bloquinhos em SP que fogem do convencional

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados