Castelo Rá-Tim-Bum, uma das séries de televisão mais icônicas do Brasil, completa 30 anos nesta quinta-feira (9). A produção continua a ser reverenciada até hoje, décadas após sua data de estreia. Produzida e exibida pela TV Cultura entre 1994 e 1997, a série cativou o público com suas aventuras mágicas e educativas. Nesse ínterim, conquistou uma audiência média de 12 pontos, um feito notável para a televisão educativa da época.
A trama gira em torno de Nino, um garoto de 300 anos que vive em um castelo com seu tio Victor, um feiticeiro, e sua tia-avó Morgana, uma feiticeira de 6 mil anos. A ausência de amigos leva Nino a realizar um feitiço para trazer crianças para o castelo, desencadeando uma série de encontros mágicos e lições de vida.
A produção do Castelo Rá-Tim-Bum foi um empreendimento ambicioso, com um orçamento recorde para a TV Cultura. Os 90 episódios exigiram o trabalho de 250 pessoas e aproximadamente 5 mil horas de gravação. Além disso, foram utilizados 800 figurinos diferentes ao longo da série, o que garantiu uma riqueza visual e criativa incomparável.
Uma das características mais marcantes da série foi, certamente, seu cenário interno, construído em 360 graus. Com efeito, a estratégia permitiu uma imersão total no mundo mágico do castelo. Aliás, o visual do castelo foi inspirado na arquitetura do bairro do Bixiga em São Paulo, bem como nas obras de Antoni Gaudí e no estilo art nouveau.
Adaptações
Além da série de televisão, o universo do Castelo Rá-Tim-Bum expandiu-se para outras mídias, incluindo livros, quadrinhos e até mesmo um filme. A exposição comemorativa aos 20 anos da estreia, por exemplo, atraiu centenas de milhares de visitantes e foi um testemunho do impacto duradouro que o programa teve na cultura brasileira.
Leia também: “Planeta dos Macacos: O Reinado” chega aos cinemas nesta quinta-feira (9)