Se nos dias 24 e 25 de maio, em São Paulo, você topar com várias pessoas sentadas ou de pé, todas olhando para um telão, pode ter certeza que é a Virada Cultural.
O vão livre do MASP, a Cinemateca Brasileira, o Cine Matilha Cultural, o Centro Cultural São Paulo (CCSP), além de alguns dos Centros Educacionais Unificados (CEUs), serão as casas do cinema durante o evento. A programação é inteiramente gratuita.
No MASP, o grande homenageado será Cacá Diegues. O cineasta e imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL) nos deixou em fevereiro deste ano, aos 84 anos.
Serão exibidos os filmes “Deus é Brasileiro” (24/5, às 18h30), “Dias Melhores Virão” (24/5, às 20h) e “Bye Bye Brasil” (25/5, às 22h), além do curta “Escola de Samba Alegria de Viver” (24/5, às 18h), todos dirigidos por Diegues.
Na Cinemateca Brasileira, na Vila Clementino, o clima será de cinema ao livre com a exibição na área externa do prédio dos clássicos: “Os Saltimbancos Trapalhões” (24/5, às 20h) e “Os Trapalhões no Auto da Compadecida” (25/5, às 19h).
Já o Centro Cultural São Paulo (CCSP), na Liberdade, mostrará ao público os longas-metragens sul-coreanos “Uma Família Normal” (24/5, às 18h) e “O Assassinato” (25/5, às 18h), numa parceria com o Centro Cultural Coreano no Brasil.
Parte dos CEUs (ver a lista na opção Circuito SP Cine do site) terá programação tripla de cinema, a partir do meio-dia do domingo (25): “Monstros S.A”, clássico infantil, “Um Filme Minecraft” e “Betânia”, ambos em cartaz nas telonas atualmente.
Por fim, o Cine Matilha Cultural, na República, terá uma sessão pet friendly de “Flow”, animação vencedora do último Oscar, no domingo (25), às 16h.


