No novo episódio do Alpha Transforma, Claudinei Elias, diretor da unidade de ESG da Ambipar, compartilha sua trajetória inspiradora e os bastidores de uma das empresas brasileiras mais atuantes em impacto socioambiental. Com foco em soluções integradas, a Ambipar desenvolve um verdadeiro ecossistema de ESG, com atuação em áreas como gestão de resíduos, logística reversa, educação e regeneração ambiental.
Claudinei destaca que a estrutura da Ambipar foi pensada para unir eficiência empresarial e transformação social, por meio de inovação, escala e pessoas com mentalidade alinhada ao propósito.
O ESG como cultura, e não como vitrine
Durante a conversa, Claudinei Elias também pontua as principais dificuldades enfrentadas por empresas que desejam implementar ESG de forma autêntica. Entre elas, está a falta de compreensão sobre o conceito — que vai além do marketing e precisa ser parte da cultura e das decisões estratégicas da empresa.
O especialista também ressaltou as medidas necessárias para ampliar o engajamento de pessoas na causa ESG, um dos pontos levantados é o envolvimento em projetos sociais. Porém, um dos principais desafios de avançar nesse quesito é aplicar a ação e colocar o cidadão imerso na causa. Assista à entrevista completa.
Trajetória de impacto e inspiração
Claudinei também compartilha momentos marcantes da sua vida como empreendedor, desde muito jovem, revelando os desafios e inspirações que o levaram ao universo do capitalismo consciente. Ele defende que é possível — e necessário — motivar mais pessoas a empreenderem com foco em impacto social, principalmente jovens que ainda não se veem como agentes de mudança.
Leia também: Ambipar inova e lança Tricoins: iniciativa une sustentabilidade e benefícios financeiros


