Como Quincy Jones convidou Eddie Van Halen para tocar em “Beat It”

“Beat It” é um dos grandes sucessos da carreira de Michael Jackson. Aliás, a canção faz parte do álbum “Thriller” (1983). Assim, este marco da cultura pop foi produzido pelo icônico Quincy Jones, falecido no último domingo (3). Além disso, também conta com uma participação especial: Eddie Van Halen.

O guitarrista é um dos fundadores da famosa banda de rock Van Halen, ao lado de seu irmão Alex Van Halen. Na época do lançamento do disco do Rei do Pop, o grupo musical estava prestes a divulgar “1984”, que se tornou uma de suas coletâneas de maior sucesso.

A participação de Eddie no clássico foi um acaso e aconteceu sem que os outros integrantes do conjunto soubessem. Entenda:

A história por trás da icônica guitarra de “Beat It”

Em 1983, Quincy Jones já estava produzindo o segundo álbum em parceria com Michael Jackson. Inclusive, este seria o precursor de “Off The Wall”, que havia rendido um Grammy para a dupla pela música “Don’t Stop ‘Til You Get Enough”.

Dessa maneira, para a sequência, os músicos produziram uma série de hits, inclusive “Beat It”. A canção surgiu com o desejo de Jones de produzir uma faixa de rock para o disco “Thriller”. Por isso, ao escolher um guitarrista para compor a canção, o produtor pensou em Eddie Van Halen.

A princípio, Eddie achou que a ligação de Quincy era um trote. Assim, antes de entender que era o músico no telefone, o roqueiro chegou a falar: “O que diabos você quer?”, como contou à CNN, em 2012. Um ano após o lançamento da faixa, em 1984, ele chegou a comentar sobre o acontecimento. Confira o vídeo:

Ao concordar em gravar o solo da música, Van Halen foi ao estúdio e chegou até a mudar alguns pontos na produção. Inclusive, os ajustes foram aprovadas pelo próprio Michael Jackson:

“Eu tinha acabado o segundo solo quando Michael entrou. Não sabia como ele iria reagir ao que eu estava fazendo, então o avisei antes que ele ouvisse. Ele escutou, virou para mim e falou: ‘Wow, obrigada por realmente se importar com a música e torná-la melhor'”.

Eddie Van Halen gravou a canção na surdina

Ainda, Eddie não chegou a receber um pagamento pela gravação. Na época, o artista não esperava o sucesso da canção e participou dela de graça. Aliás, ele nem fez questão de contar para os seus companheiros de banda. “Eu disse para mim mesmo: ‘Quem vai saber que toquei no álbum desse garoto, certo? Ninguém vai descobrir.’ Errado!”

Embora naquele período o acordo entre o grupo fosse não participar de outros projetos além do Van Halen, o guitarrista encontrou essa brecha. Segundo ele, como os colegas estavam fora da cidade, não havia nem como conversar sobre o assunto.

Por fim, “Beat It” e “Thriller” estouraram no mundo inteiro e o disco se tornou o mais vendido na história. Inclusive, a parceria entre Michael Jackson, Eddie Van Halen e Quincy Jones afetou até a banda de rock. “Infelizmente, ‘Thriller’ impediu nosso álbum, ‘1984’, de chegar ao número um”, compartilhou Eddie na entrevista com a CNN.

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados