David Gilmour anunciou o lançamento de seu mais novo álbum, o primeiro em nove anos. Intitulado “Luck and Strange”, o projeto está com lançamento previsto para o dia 6 de setembro. Aliás, a primeira faixa do álbum, “The Piper’s Call”, vai estar disponível nesta quinta-feira, 25 de abril.
Sobre o novo álbum de David Gilmour
O ex-membro do Pink Floyd gravou o LP de nove faixas durante cinco meses em Brighton e Londres, na Inglaterra. Na obra, ele contou com a ajuda do produtor Charlie Andrew e um grupo de músicos colaboradores que inclui: Guy Pratt e Tom Herbert no baixo; Adam Betts, Steve Gadd e Steve DiStanislao na bateria; Rob Gentry e Roger Eno nos teclados e por fim, arranjos de cordas e corais de Will Gardner. A faixa-título do álbum também traz a participação do falecido tecladista do Pink Floyd, Richard Wright, gravada em 2007 durante uma sessão musical em um celeiro da casa de Gilmour.
“Luck and Strange” nasceu durante a pandemia global em 2020 e 2021, onde Gilmour e sua família se divertiram tocando juntos em transmissões ao vivo. “Está escrito do ponto de vista de ser mais velho; a mortalidade é uma verdade absoluta”, explicou a esposa de Gilmour, Polly Sampson, com o astro acrescentando. “Passamos muito tempo, durante e após o bloqueio, conversando e pensando sobre esse assunto”.
Família musical
Assim sendo, Gilmour contou com o apoio de sua família na produção de “Luck and Strange”. Em suma, sua mulher compôs a maioria das letras do álbum, enquanto sua filha, Romany, aparece cantando e tocando harpa em ‘Between Two Points”. Por outro lado, seu filho, Gabriel, fez alguns backing vocals, e seu outro filho, Charlie, contribuiu com a letra da música “Scattered”.
“Polly e eu escrevemos juntos há mais de trinta anos e as transmissões ao vivo do Von Trapped mostraram a grande mistura da voz de Romany e do jeito de tocar harpa. Isso nos levou a uma sensação de descartar um pouco do passado ao qual eu me sentia obrigado a manter a mesma linha. Assim, eu poderia deixar de lado essas regras e fazer o que tivesse vontade. Uma grande alegria para nós”, observou Gilmour.
Ao lado das novas músicas, a tracklist contém um cover de “Between the Points”, do grupo indie pop britânico ‘The Montgolfier Brothers’. Além disso, a arte do álbum foi fotografada e desenhada por Anton Corbijn, cineasta que já trabalhou em projetos com U2, Depeche Mode e Nirvana.
Confira a tracklist oficial de ‘Luck and Strange’:
- Black Cat
- Luck and Strange
- The Piper’s Call
- A Single Spark
- Vita Brevis
- Between Two Points
- Dark and Velvet Nights
- Sings
- Scattered