Dia da MPB: os artistas mais premiados no Prêmio da Música Brasileira

Nesta quinta-feira (17), é comemorado o Dia da MPB. A fim de homenagear a música popular brasileira, em 2012, o Governo decretou a Lei nº 12.624 que reconhece esta data. Aliás, a escolha do dia não foi por acaso. Isso porque é o aniversário da pianista, compositora e maestrina Chiquinha Gonzaga, que nasceu em 17 de outubro de 1847.

Dessa maneira, a MPB é múltipla e abraça diversos gêneros tradicionais do Brasil, desde o samba e a bossa nova até baladas feitas em terras brasileiras. Por isso, existem dezenas de artistas nacionais por aqui que criaram sucessos da música popular que marcaram época.

Assim, o Prêmio da Música Brasileira foi criado com o intuito de reconhecer o trabalho desses músicos icônicos. Em quase 40 anos de existência, esta cerimônia já contemplou nomes como Caetano Veloso, Tim Maia, Milton Nascimento, Gal Costa, entre outros. Portanto, confira o Top 5 dos artistas mais premiados na história do evento.

Vale ressaltar que alguns cantores possuem o mesmo número de prêmios e empataram em certas posições.

5º lugar: Alceu Valença

Na quinta posição está Alceu Valença com 15 prêmios. O cantor estreou em 1972, com o álbum “Quadrafônico”, em parceria com Geraldo Azevedo. Ele venceu o Prêmio da Música Brasileira pela primeira vez em 1991, na categoria regional “Melhor Cantor”. Recentemente, o dono de “Anunciação” recebeu o troféu de “Melhor Intérprete” na categoria do mesmo gênero.

4º lugar: Zeca Pagodinho e Dominguinhos

A seguir, estão Zeca Pagodinho e Dominguinhos no quarto lugar, ambos com 18 vitórias. Assim, Pagodinho começou sua carreira em rodas de samba do Rio de Janeiro. Não à toa, metade dos prêmios do artista são como “Melhor Cantor de Samba”.

Já Dominguinhos ficou conhecido por sua habilidade com a sanfona. Aliás, um de seus metres foi o célebre Luiz Gonzaga. A última vitória do sanfoneiro no PMB aconteceu em 2008 pelo “Melhor Álbum Instrumental” por “Yamandú + Dominguinhos”, de 2007.

3º lugar: Fundo de Quintal, Elba Ramalho e Caetano Veloso

O grupo Fundo de Quintal, Elba Ramalho e Caetano Veloso dividem a terceira posição, com 19 prêmios para cada. Inclusive, este primeiro conjunto é outro representante do samba nesta lista. Assim sendo, todas as vitórias dos músicos cariocas são como “Melhor Grupo de Samba”.

Ainda, a famosa Elba Ramalho também coleciona honrarias no Prêmio da Música Brasileira.  Seu recorde é na categoria de “Melhor Cantora Regional”. “Aves de Prata”, seu disco de estreia disponibilizado em 1979, a lançou para o mundo e até contou com participações especiais como Lulu Santos e Zé Ramalho, seu primo.

Para completar o terceiro lugar, está Caetano Veloso. Além de somar hits e Grammys Latinos, o cantor-compositor já ganhou em diversas categorias diferentes no PMB. Em 2016, ele levou os prêmios “Melhor Cantor de MPB” e “Melhor álbum de MPB”, por “Dois amigos – Um século de música”.

2º lugar: Alcione

Já Alcione conquistou 21 vitórias entre 1988 e 2018. A dona de “Estranha Loucura” venceu mais vezes como “Melhor Cantora de Samba”. Em sua longeva carreira, Marrom, como é chamada pelos fãs, foi muito aclamada pela crítica e recebeu apelidos como “A Voz do Samba”. Além disso, a cantora já vendeu cerca de 8 milhões de álbuns ao redor do mundo.

1º lugar: Maria Bethânia

Por fim, a artista brasileira com maior número de vitórias no PMB é Maria Bethânia. Inclusive, a cantora ganhou o 24º prêmio neste ano, na categoria “Melhor Canção de MPB”, com a música “Coração Bifurcado”, em parceria com Jards Macalé. Os seus 50 anos de carreira foram comemorados na premiação, em 2015.

Ainda, Bethânia quebrou muito recordes brasileiros e foi a primeira mulher a ultrapassar 1 milhão de discos vendidos no Brasil.

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados