Dia da Mulher: Quem foram as mulheres pioneiras no cenário musical?

Nesta sexta-feira, 8 de março, é comemorado o Dia da Mulher. A data é muito utilizada para reforçar o poder feminino e relembrar as mulheres que fizeram história. No cenário da música, muitas figuras tiveram o seu papel em revolucionar a indústria fonográfica e deixar a sua marca no mundo. Se pudéssemos, citaríamos centenas de nomes relevantes, no entanto, a Alpha te conta algumas das mulheres pioneiras no cenário musical.

Dia da Mulher: Rita Lee 

A rainha do rock brasileiro não poderia deixar de aparecer nesta lista. Integrante da banda Os Mutantes, Rita Lee participou da chegada da guitarra elétrica na música brasileira. Além disso, sua carreira solo foi responsável por emplacar sucessos que ficaram até hoje no imaginário popular, como “Ovelha Negra”, “Mania de Você”, “Lança Perfume” e “Amor e Sexo”.

Nina Simone 

Nina Simone é um dos maiores do jazz até hoje. Considerada a primeira artista negra a fazer sucesso nos Estados Unidos, as pessoas conhecem canções como “Feeling Good” e “I Put a Spell On You”, especialmente pela sua voz grave e misteriosa. Ela também foi uma ativista pelos direitos civis dos negros.

Madonna 

Madonna é considerada pelo Guinness World Records como a artista musical feminina mais bem sucedida de todos os tempos. “Like a Virgin”, por exemplo, quando foi lançada chocou muita gente. No entanto, desde muito nova, Madonna falou sobre sexualidade e empoderamento feminino. Aliás, não é à toa que com seus looks extravagantes e as performances no palco, Madonna se tornou a “Rainha do Pop”.

Dia da Mulher: Clara Nunes 

Impossível falar do Dia da Mulher e não falar sobre esta cantora. Clara Nunes é uma cantora e compositora brasileira. Suas letras falavam sobre um Brasil repleto de injustiças, mas também cheio de belezas e exuberâncias. “Canto das Três Raças”, por exemplo, fala sobre a desigualdade racial no território nacional. Aliás, ela foi também a primeira mulher brasileira a vender mais de 100 mil discos. Naquela época, a crença geral era que cantoras não tinham o potencial de vender muitos álbuns.

Amy Winehouse 

Amy Winehouse revolucionou o soul nos anos 2000. Suas canções chegaram ao topo das paradas mundiais e sua canção “Rehab” ganhou o Grammy em 2008. Além disso, seu look também ficou muito marcante no imaginário popular, com as tatuagens e o cabelo num topete.

Dona Ivone Lara 

Para encerrar nossa lista, não poderíamos deixar de mencionar a Rainha do Samba. A cantora foi a primeira mulher a assinar um samba-enredo e fazer parte da ala de compositores de uma escola de samba. Ademais, sua faixa mais emblemática é “Sonho Meu”, muito conhecida na voz de Maria Bethânia.

Leia também: Dia da Mulher: confira a programação musical em SP

Novos conteúdos

Relacionados

Relacionados