Nesta terça-feira (16), é comemorado o Dia da Voz! Presente nas músicas que ouvimos e na nossa própria comunicação, a data tem como objetivo conscientizar a população sobre a saúde vocal, bem como informar sobre os sinais e sintomas que favoreçam o diagnóstico precoce de doenças, como o câncer de laringe, que podem comprometer a qualidade de vida.
Ademais, este tema ainda sofre com mitos e descrenças por parte de muitos. Seja pela falsa ideia de que apenas cantores, locutores ou jornalistas precisam de acompanhamento profissional com fonoaudiólogos e outros especialistas no tema. Ainda há quem se preocupe com sua voz, mas que continua caindo em ‘dicas mirabolantes’ para cuidar das cordas vocais.
Assim, a existência do Dia da Voz se faz mais que necessário, visto que a comunicação é a base de tudo. Uma voz bem trabalhada gera proveitos em inúmeras esferas da vida, seja pessoal ou profissional.
Ademais, esta área não só trabalha com problemas de fala, como dicção e articulação, mas também ajuda em:
- Falar em público;
- Exercícios de respiração;
- Sequelas de AVC;
- Aperfeiçoamento da postura vocal para profissionais que trabalham fazendo apresentações;
- Prevenções de doenças relacionadas à voz.
Confira a entrevista da Alpha Fm com Thays Vaiano
Ninguém melhor que Thays Vaiano quando o assunto é voz. Fonodióloga e especialista no mercado, ela também fundou a Atletas da Voz, que resultou em trabalhos com grandes nomes da música atual, como Preta Gil, Xamã, Iza, Negra Li, Roberta Miranda, Ludmilla e diversos outros. Ademais, Thays também é membro da Academia do Grammy Latino.
No bate-papo, Vaiano comenta sobre seu início na fono, passando até a criação de seu projeto e como é o dia a dia com os artistas que trabalha. Pequeno spoiler: Thays comentou sobre a rotina que tem com Ludmilla, que recentemente se apresentou no Coachella, realizado na Califórnia, nos Estados Unidos. Confira a entrevista completa abaixo:
Aliás, leia também: Dia Mundial da Voz: conheça a história e o significado por trás data