Em 07 de outubro, se comemora o Dia do Compositor Brasileiro. A data foi instituida em 1948 pelo cantor e letrista Herivelto Martins. Sobretudo, a comemoração não é oficial e nacional, sendo celebrada localmente em algumas cidades do país.
Entretanto, a categoria registra expansão a cada ano, mostrando sua influência e importância. Então, segundo um levantamento de 2022 feito pelo Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD), 100 mil novas obras musicais nacionais e estrangeiras foram cadastradas na gestão coletiva da música no Brasil na época.
Paralelamente, a região Sudeste concentrou a maior parte dos compositores, somando 62%. Na sequência, apareceu o Nordeste, com 16% dos cadastros, seguido da região Sul, com 11%; a Centro-oeste, com 8%; e a Norte, com 2%. O restante do montante não foi identificado.
Por fim, com objetivo de comemorar o Dia do Compositor Brasileiro, confira abaixo:
Dia do Compositor Brasileiro: conheça mais sobre 5 grandes nomes da categoria
Tom Jobim
Tom Jobim é tido como um dos maiores nomes da música brasileira. Assim, em sua discografia, há músicas que quebraram barreiras e ficaram conhecidas internacionalmente, incluindo as composições “Garota de Ipanema”, “Corcovado” e “Águas de Março”.
Caetano Veloso
Ícone da MPB, Caetano Veloso igualmente já deixou um legado importante para o país com suas contribuições na música. Assim, ele é dono das obras “Alegria, Alegria”, “ O Leãozinho”, “Sozinho” e “Domingo”. Sua influência chegou ao prestigiado Grammy Latino, onde ele já venceu duas vezes.
Marisa Monte
A cantora, compositora e multi-instrumentista Marisa Monte também é uma das principais vozes da música brasileira. Por sua vez, já recebeu mais de 10 indicações ao Grammy Latino, tendo vencido quatro vezes. Sobretudo, Marisa já compôs diversas canções de sucesso como “Ainda Lembro”, “Não É Fácil” e “Velha Infância”.
Gilberto Gil
Prestes a iniciar uma turnê de despedida, Gilberto Gil conseguiu lançar composições que até hoje são consideradas hinos do Brasil. Entre os destaques, estão “Andar Com Fé”, “Aquele Abraço” e “Drão”. Mas seus feitos ainda se misturam com o audiovisual, sendo ele o responsável por criar o tema do programa inspirado na obra de Monteiro Lobato, “Sítio do Picapau Amarelo”.