Dia do Médico: como a medicina pode caminhar junto da música?

Em 18 de outubro, se comemora o Dia do Médico.

Em 18 de outubro, se comemora o Dia do Médico. A data faz referência com São Lucas, evangelista, médico grego e tido como o padroeiro da profissão. Sobretudo, o momento tem como objetivo homenagear estes funcionários e exaltar a área responsável por cuidar do bem-estar humano.

Sobretudo, com o desenvolvimento constante, a medicina cada vez mais se relaciona com outros segmentos a fim de expandir suas áreas de atuação e, consequentemente, ajudar o maior número de pessoas com uma ampla oferta de atendimentos diversificados. Então, a música se tornou um destes aliados.

Assim sendo, confira abaixo:

Dia do Médico: como a medicina pode caminhar junto da música?

Um exemplo claro da medicina com a música acontece com a musicoterapia. A World Federation of Music Therapy (WFMT) define esta área como “a utilização profissional da música e seus elementos para a intervenção em ambientes médicos, educacionais e no cotidiano“.

Ademais, em 11 de abril de 2024, foi sancionada a Lei 14.842/24, que regulamenta a profissão dos musicoterapeutas. Em suma, o segmento foca em tratar pessoas portadoras de necessidades especiais, estresse emocional, síndromes e doenças crônicas como câncer, mal de Parkinson e Alzheimer, incluindo desde bebês até idosos, entre outros.

Contudo, problemas do dia a dia igualmente podem ter na música um caminho de melhora. Assim, a ansiedade e o estresse estão inclusos na lista, encontrando neste universo uma opção de ‘medicação’. Abaixo, confira como esse processo funciona, conforme explicado pelo Psych Central:

  • Os sons musicais passam pelos ouvidos humanos como vibrações;
  • O ouvido interno traduz essas vibrações em sinais elétricos;
  • Os neurônios transmitem esses sinais para certas áreas do córtex cerebral;
  • Regiões dedicadas do cérebro detectam os diferentes elementos dos sinais (como tom, altura, ritmo);
  • À medida que o cérebro reúne todas essas informações para que você possa sentir a experiência musical, ele pode influenciar nossas emoções e sistemas corporais.

Aproveitando o tema, a Alpha FM te ajuda a manter uma vida mais equilibrada por meio da música! Confira abaixo uma de nossas playlists:

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados