No dia 22 de novembro, comemora-se o Dia do Músico no Brasil. A data celebra os profissionais que dedicam suas vidas ao trabalho com a música e também aos amantes deste ramo. Ademais, o dia escolhido representa Santa Cecília, a padroeira dos artistas musicais.
A fim de celebrar esta data, confira cinco canções, tanto nacionais quanto internacionais, que celebram a arte de fazer música:
Força Estranha – Gal Costa
A princípio, para comemorar o Dia do Músico no Brasil, nada melhor do que uma canção brasileira. Originalmente, “Força Estranha” é uma canção de Caetano Veloso para Roberto Carlos, em 1978. No entanto, a faixa ganha potência na voz de Gal Costa, que a gravou para o icônico disco “Gal Tropical”, lançado no ano seguinte.
Que versos definem mais um artista se não: “Por isso, uma força me leva a cantar,
por isso essa força estranha no ar”?
Songbird – Barbra Streisand
“Songbird” é a faixa-título do álbum homônimo de Barbra Streisand, lançado em 1978. Esta canção fecha a coletânea e discute, sutilmente, o impacto da música. Como exemplo, está o trecho: “Com as músicas que eu canto e a magia que elas trazem, elas têm te ajudado a ser forte”.
Let There Be Rock – AC/DC
A icônica banda australiana AC/DC decidiu criar sua própria versão da criação do Rock and Roll em “Let There Be Rock”. Assim, em um pouco mais de seis minutos, os músicos traçam uma linha temporal fictícia de como o gênero musical nasceu e se desenvolveu ao longo das décadas.
Seduzir – Djavan
“Seduzir” dá nome ao quarto álbum de estúdio de Djavan. Assim, a canção fala, de maneira sensível, sobre o ato de cantar. Isso porque o ilustre cantor brasileiro entoa, logo no início da faixa, os seguintes versos: “Cantar é mover o dom do fundo de uma paixão”.
Sir Duke – Stevie Wonder
Por fim, para fechar esta seleção especial do Dia do Músico, está “Sir Duke” de Stevie Wonder. A canção é uma carta de amor à música e um tributo para artistas que inspiraram o americano, como o pianista Duke Ellington, que dá nome à produção.