Dia do Nordestino: 4 grandes cantores nordestinos

Em 08 de outubro, se comemora o Dia do Nordestino.

Em 08 de outubro, se comemora o Dia do Nordestino. A data passou a ser celebrada em 2009 após a criação de uma lei em São Paulo, com objetivo de homenagear o poeta cearense Patativa do Assaré. Posteriormente, em 2019, a festa ficou marcada para 02 de agosto, em referência ao falecimento de Luiz Gonzaga.

Sobretudo, o Dia do Nordestino ainda é comemorado nacionalmente em 08 de outubro. Então, também separa um momento no calendário do país para exaltar as raízes desta região brasileira, bem como seus costumes, tradições e músicas temáticas.

Ademais, por falar em música, o nordeste foi e continua sendo a casa de diversos grandes nomes da música brasileira. Citado acima, Luiz Gonzaga é um dos destaques que marcou a sonoridade do local com suas composições que homenageavam a cultura da região. Sobretudo, além dele, há diversos outros artistas que continuam promovendo o mesmo feito. Assim, confira abaixo:

Dia do Nordestino: 4 grandes cantores nordestinos

Alceu Valença

Alceu Valença nasceu na cidade de São Bento do Una, em Pernambuco. Trazendo o sertão para dentro de sua discografia, o cantor nordestino emplacou diversos sucessos que fazem a festa dos carnavais do Brasil, incluindo canções como “Morena Tropicana”, “Anunciação”, “Frevo Mulher” e “Voltei, Recife”.

Gal Costa

Cantora de “Festa do Interior”, Gal Costa veio de Salvador, na Bahia. Mesmo dominando o país inteiro com seu talento nato, a artista fazia questão de relembrar suas origens nordestinas. Assim, é dona de hits como “Aquarela do Brasil”, “Meu Nome É Gal”, “Força Estranha” e “Um Dia de Domingo”.

Elba Ramalho

Paraibana, Elba Ramanho nasceu no município de Conceição. Foi influenciada pela música típica da região e lançou músicas para embalar festas de forró. Então, canta as faixas “Bate Coração”, “Xaxado no Chiado” e “De Volta Pro Aconchego”.

Zé Ramalho

O sobrenome Ramalho e a origem paraibana não são as duas únicas ligações entre Elba e . Os dois igualmente nutrem um amor pelo nordeste, o exaltando em suas respectivas composições na indústria musical. Então, ele compôs: “Chão de Giz”, “Sinônimos”, “Batendo na Porta do Céu”, entre outros.

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados