Dia Internacional do Chá: Viaduto do Chá, chá de cadeira e outras histórias

O Dia Internacional do Chá é lembrado nesta terça-feira (21), como forma de incentivar produção e consumo sustentáveis pelo mundo. Foi com esse intuito que a assembleia-geral da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura criou a data em dezembro de 2019.

De acordo com a própria UNESCO, o chá divide com o café o posto de segunda bebida mais consumida no planeta, perdendo apenas para a água. Por isso, a Alpha FM preparou uma lista de curiosidades.

  1. Milhares de anos

Sua história é milenar e remonta a mais de 2700 anos a.C. O local exato de surgimento é incerto, mas acredita-se que as origens sejam no nordeste da Índia, no norte de Mianmar e no sudoeste da China. No Brasil, as primeiras mudas e sementes da planta Camellia sinensis chegaram no fim do período colonial, em 1810. O destino foi o Jardim Botânico, no Rio de Janeiro.

  1. Viaduto do Chá

Conforme o Dicionário de Ruas de São Paulo, a denominação do conhecido viaduto no Centro da capital paulista “lembra o cultivo em São Paulo e principalmente no morro do Chá, situado em terrenos onde se encontram o Theatro Municipal e prédios adjacentes”. Havia “uma plantação na vasta chácara do Barão de Itapetininga”.

  1. Chá de cadeira

A expressão “chá de cadeira” se refere ao fato de esperar muito tempo para ser recebido por alguém. Como dito acima, o chá chegou ao Brasil cerca de uma década antes da Independência, em 1822. Para marcar a distinção, integrantes da Corte lusitana que vieram para cá tinham como um dos hábitos deixar pessoas esperando por horas antes de uma audiência. Os relatos são que, nesse ínterim, elas bebiam várias xícaras de chá.

  1. Chá das 5

Por outro lado, o “chá das 5” grava uma noção de hábito pontual deles, os britânicos. Às 17h, é hora de beber, segundo uma tradição nascida em 1662. Curiosamente, o costume pode ter vindo da metrópole portuguesa. O rei inglês Charles II teria aprendido, quando se casou com Catarina de Bragança, filha de D. João IV.

  1. Para todos os momentos do dia

Não é preciso esperar até as 17h para tomar um chá, pode ser a qualquer hora do dia. Para se levantar bem, um indicado é o verde, que contém cafeína e dá energia. Para relaxar ou reduzir ansiedade, as opções são camomila e erva-doce. Já antes de dormir, a sugestão é consumir o de cidreira.

Aliás! Siga a Alpha FM para ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo da música, entretenimento e cultura.

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados