Dia Internacional do Jazz: os maiores artistas de jazz de todos tempos, segundo a BBC

O Dia Internacional do Jazz é comemorado anualmente no dia 30 de abril. Essa data foi criada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em novembro de 2011. A intenção é destacar a importância do jazz como instrumento de diplomacia cultural, promoção da união entre povos e incentivo à compreensão mútua.

O jazz é um gênero musical rico em história, inovação e expressão cultural. Ademais, ele surgiu no final do século XIX entre as comunidades afro-americanas do sul dos Estados Unidos e se transformou em uma forma de arte global que transcende fronteiras.

Em suma, algumas das grandes características do jazz são: liberdade, improviso, criatividade e ritmos não lineares. Contudo, a sonoridade é dançante e envolve qualquer um que esteja escutando.

A data é uma oportunidade para celebrar a diversidade e a riqueza do jazz, além de reconhecer a contribuição deste gênero musical para a cultura mundial. Além disso, ao redor do mundo, instituições culturais fazem programações para celebrar a música, além da exibição de documentários e filmes sobre os bastidores das canções.

Ademais, muitos artistas fizeram história neste gênero musical, e por conta disso, a BBC preparou uma lista dos maiores cantores de todos os tempos. Assim sendo, confira o ranking completo:

9-Bill Evans 

8-Thelonious Monk 

7-Billie Holiday

6-Charlie Parker

5-Ella Fitzgerald

4-John Coltrane

3 Duke Ellington

2- Louis Armstrong

1- Miles Davis

Leia também: Dia Internacional do Jazz: 5 lugares para escutar jazz em São Paulo

Novos conteúdos

Relacionados

Relacionados