O rádio tem um papel fundamental na história da comunicação e da publicidade. Como parte das comemorações ao Dia Mundial do Rádio, celebrado no próximo dia 13 de fevereiro, relembramos alguns jingles que marcaram época!
Assim, confira abaixo algumas vinhetas publicitárias que ajudaram a consolidar marcas e se tornaram parte do imaginário coletivo:
Dia Mundial do Rádio: 3 jingles que marcaram época
Shell – “Você pode confira na Shell!”
Era anos 60 e Roberto Carlos teve a missão de ‘aditivar’ a empresa petrolífera Shell através de um jingle poderoso que impactasse os motoristas. Então, com uma linguagem popular, ele narrou:
“Passei em um posto Shell e coloquei ‘gasosa’ ICA. Minha ‘caranga’ está uma brasa. Isto é ou não é algo mais? Você pode confiar na Shell!“.
Pernambucanas – “Quem bate? É o frio…”
Uma geração de brasileiros conhecem de cor e salteado o jingle da década de 60 das Casas Pernambucanas. Elaborado por Heitor Carillo e produzido na Magisom, a música teve como objetivo adiantar a chegada do inverno no país.
“Quem bate?”, começa a propaganda. “É o frio”, responde o personagem. Então, a icônica canção começa: “Não adianta bater / Eu não vou deixar você entrar / As Casas Pernambucanas é quem vão aquecer o meu lar!“.
O jingle em questão fez tanto sucesso que a empresa decidiu recriá-lo em 2019. Veja como ficou:
Copa do Mundo de 1970 – “Pra frente Brasil!”
Nada melhor que uma bela música temática para agitar a Copa do Mundo! Essa tradição já vem sendo mantida desde o início da competição esportiva. Veja abaixo como ficou o jingle para a edição de 1970 da seleção brasileira:
“Noventa milhões em ação Pra frente Brasil, no meu coração / Todos juntos, vamos pra frente Brasil / Salve a seleção!!! / De repente é aquela corrente pra frente / Parece que todo o Brasil deu a mão! / Todos ligados na mesma emoção / Tudo é um só coração! Todos juntos vamos pra frente Brasil! / Salve a seleção!”
Por fim, leia também: Dia Mundial do Rádio: como ele se mantém relevante na era digital?