Nesta quarta-feira (24), se comemora o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais. A criação da lei que reconhece este meio legal de comunicação aconteceu em 2002, mas foi só em 2005 que o decreto 5.626 regulamentou o tema, incluindo, aliás, a libras como uma disciplina curricular obrigatória na formação de professores surdos, professores bilíngues, pedagogos e fonoaudiólogos.
Ademais, essa capacitação também se faz necessária em inúmeras outras áreas, incluindo o entretenimento. E este meio vivenciou um ‘boom’ especialmente durante a pandemia do coronavírus.
Transmissões de cantores como Marília Mendonça bombaram neste período, atraindo um impressionante montante de milhares de pessoas que experimentaram um novo formato de consumir espetáculos: dentro de suas próprias casas.
Mas não foi só isso que chamou a atenção. A Rainha do Sertanejo também contou com uma intérprete de libras que acompanhou todo o show remoto. Intencional ou não, a ação resultou em elogios, principalmente pela comunidade surda.
Felizmente, mais artistas e bandas (nacionais e internacionais) se deram conta da importância desta inclusão e passaram a contar com esses profissionais nos shows seguintes.
Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais: relembre alguns interpretes que viralizaram em shows
Gessilma Dias – Marília Mendonça
O esforço de Gessilma Dias em traduzir cerca de 50 músicas em mais de duas horas de trabalho foi reconhecido.
Apesar da voz potente de Marília Mendonça, as mais de 3,3 milhões de pessoas presentes na live estavam prestando atenção em um pequeno quadrado no canto inferior da tela, onde Gessilma estava.
Assim, mesmo sendo sua primeira vez trabalhando neste formato, Dias realizou seu trabalho com excelência e tem seu nome lembrado até hoje pela movimentação corporal digna aos sentimentos contidos nas músicas da sertaneja.
Queria dar um abraço nessa intérprete de libras da Marília Mendonça e dizer que vai ficar tudo bem! pic.twitter.com/WHHlnXxYHv
— Bráulio Bessa (@brauliobessa) April 8, 2020
Leo Castilho – Rock in Rio
Leo Castilho foi outro que roubou a atenção – mesmo estando no palco do maior festival de música brasileiro.
Ademais, Castilho já participou de diversos shows no Rock in Rio como intérprete de Língua Brasileira de Sinais, desde o rap e trap até músicas pop nacionais.
Ver essa foto no Instagram
Tamires Alves Ferreira – Primavera Sound
Se engana quem pensa que é fácil trabalhar como intérprete de libras. Em uma entrevista com o portal Splash, após ter viralizado no Primavera Sound, Tamires disse que enfrentou algumas dificuldades durante a performance de Tasha & Tracie.
“Era uma música muito sensual e não tinha letra no trecho que viralizou. Era só uma voz, que foi quase um gemido. E como eu faço isso? Preferi fazer a expressão com o meu corpo. Precisava corresponder com o que era cantado. Você se adapta ao cantor, com algo mais contido ou sensual”, comentou.
Ver essa foto no Instagram
Aliás, siga a Alpha FM para ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo da música, entretenimento e cultura.