Em 13 de dezembro, o Brasil celebra o Dia do Forró. Curiosamente, a data coincide com o aniversário de Luiz Gonzaga, grande intérprete do gênero e tido como o “Rei do Baião”.
Na prática, o forró traz elementos da cultura nordestina ao mundo musical, apresentando em sua maioria os estilos musicais do Xaxado, Xote, Xamego, Coco, Baião, Embolada, Arrasta-pé e Rojão. Ainda, é marcado por instrumentos como sanfona, zabumba e triangulo.
Sobretudo, em 2023, o forró ganhou reconhecimento oficial pelo governo federal na categoria de patrimônio cultural do país tamanha riqueza e importância. Segundo o então ministro do Turismo, Gilson Machado, o gênero foi capaz de movimentar mais R$ 1,5 bilhão na economia criativa do Brasil.
Forró cresce no Spotify e entre nos gêneros mais ouvidos no Brasil
Segundo dados de 2023 divulgados pelo Spotify, o forró registrou uma alta de 57% nas reproduções dentro da plataforma e entrou no top 10 gêneros musicais mais ouvidos no Brasil. Este salto, aliás, teve como base a comparação com o ano anterior.
Surpreendentemente, a região que mais deu play no estilo em questão aconteceu com o Sudeste, com destaque para São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
Por fim, leia também: Dia do Nordestino: 4 grandes cantores nordestinos